Livros adquiridos pela Biblioteca servirão ao ensino do inglês em disciplinas eletivas da graduação e cursos para servidores

image004A Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (UFLA) adquiriu para seu acervo 315 livros didáticos destinados a dar suporte a disciplinas de ensino da língua inglesa oferecidas pelo Departamento de Educação (DED) a estudantes de graduação. Serão beneficiados também professores e técnicos administrativos matriculados no curso de inglês integrante do Plano de Capacitação de Servidores da UFLA. Os livros estão sendo distribuídos a esses públicos em caráter de empréstimo especial, ou seja, ficarão com o usuário enquanto durar a disciplina ou o curso.

Como parte das ações do Programa de Internacionalização da Universidade, disciplinas eletivas para ensino do inglês começaram a ser ofertadas em meados do segundo semestre de 2014 a estudantes de graduação. Elas são ministradas pelas professoras do DED Catarina Dallapicula e Jamila Viegas Rodrigues. As primeiras turmas atenderam a 80 alunos. Neste ano, mais oitenta vagas foram oferecidas em turmas de iniciantes e de preparatório para o TOEFL iBT.

image023
Estudantes das primeiras turmas de disciplinas eletivas da graduação para ensino da língua inglesa estiveram na Biblioteca na tarde dessa quarta-feira (22/4) para conhecer o material.

As turmas que começaram os estudos em 2014 concluem, neste mês, o nível Beginner (destinado a iniciantes). De acordo com a professora Catarina, o aproveitamento das turmas tem sido alto. “Os alunos já relatam melhor desempenho em testes como as variações do TOEFL e no acesso a textos em inglês necessários às suas disciplinas de graduação”, comenta.

O curso voltado para servidores foi iniciado em fevereiro de 2015, com 40 participantes. “A primeira turma já concluiu o conteúdo de um semestre em menos de três meses, graças a um plano intensivo de aulas e atividades online. O primeiro nível será totalmente concluído em agosto deste ano, totalizando 96 horas-aula por turma”, explica a professora. A previsão é de que em setembro novas turmas sejam abertas para servidores, possibilitando outros níveis de formação.

A partir da segunda quinzena de maio, minicursos e oficinas de língua inglesa também serão ofertados a técnicos administrativos e professores, beneficiando aqueles que já possuem algum domínio da língua inglesa e buscam aperfeiçoar os conhecimentos.

A importância do curso para os servidores

servidores-curso-ingles
Da esq.p/ a dir., os técnicos administrativos da UFLA Ismene Nicole, Anderson Laudelino e Darci Aparecida de Abreu.

Os servidores que já estão se dedicando ao curso confirmam sua importância para as atividades desenvolvidas na Universidade e para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. A técnica administrativa Ismene Nicoline, que atua no Museu de História Natural e trabalha há 19 anos na UFLA, reconhece a importância do domínio do inglês. “Recebemos muitos estrangeiros na Universidade, por isso é de extrema importância para nós o curso de inglês. No Museu, por exemplo, já fiquei em situação embaraçosa pela falta do conhecimento mais profundo da língua. Além disso, estou fazendo algumas disciplinas de mestrado e preciso ler muitos textos em inglês.”

Para técnica administrativa Darci Aparecida de Abreu, que está na UFLA há 37 anos, os conhecimentos em inglês também fazem diferença em sua rotina na Auditoria. “Estamos aprendendo muitas coisas práticas para nos ajudar na conversação. Além disso, para as minhas atividades é fundamental esse conhecimento da língua inglesa no âmbito da leitura”, diz. O técnico em Tecnologia da Informação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Anderson Laudelino admite que, na sua profissão, a leitura do inglês já é hábito, mas a prática da conversação precisa melhorar. “Neste sentido, o curso me ajudará muito, já que precisamos estar preparados, diante do plano de internacionalização da UFLA.”

Texto produzido em colaboração com Camila Caetano, jornalista e bolsista Ascom.