Reitor da UFLA é agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência – A maior honraria do Estado de Minas Gerais

Reitor recebe a Grande Medalha da Inconfidência, em cerimônia realizada na Praça Tiradentes, Ouro Preto. (Foto: Manoel Marques/Superintendência Central de Imprensa MG)

Mantendo a tradição do dia 21 de abril, a capital do Estado de Minas Gerais foi transferida para Ouro Preto, onde foi realizada, na Praça Tiradentes, a 64ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A comenda, maior honraria concedida pelo Estado, foi entregue pelo governador Fernando Pimentel a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Entre os agraciados, com a Grande Medalha, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo.

Criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Durante a cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, foi agraciado com o Grande Colar da Inconfidência.

Autoridades participam da solenidade de agraciamento da Medalha da Inconfidência. Foto: Cibele Aguiar

Scolforo participou da solenidade em lugar de destaque e foi o terceiro agraciado e receber a medalha das mãos do governador Fernando Pimentel. Feliz e honrado com a comenda, o reitor dedicou a honraria à Universidade, reforçando que o trabalho é resultado de um esforço coletivo. “O reconhecimento é importante, pois sinaliza que nosso trabalho tem rendido bons frutos, não apenas restrito ao meio acadêmico, mas tem contribuído também para o desenvolvimento do Estado e do País”, considerou.

O reitor da UFLA estava acompanhado da esposa, Sandra Mara Ferraço Scolforo; da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; da chefe de Gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro e do diretor de Tecnologia da Informação do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf, Samuel Campos.

Símbolo de liberdade

José Roberto Scolforo e a esposa, Sandra Ferraço Scolforo

Em seu pronunciamento, o governador destacou o exemplo de luta de Tiradentes e o símbolo de uma injustiça irreparável. “É a encarnação de valores sagrados que podem ser resumidos numa só palavra: liberdade…Seus acusadores pereceram no esquecimento e são notas de pé de página no livro da história. Isso nos mostra que as armações sorrateiras podem se impor por um período, mas acabam desnudadas pelo passar dos anos e se tornam farsas perante à história. Ao fim e ao cabo, os difamadores do humilde alferes foram condenados pelo mais implacável dos tribunais – o tempo ”.

A liberdade e a participação popular também foram destacadas pelo governador, que não se abalou diante de alguns protestos. Pimentel valorizou a importância do trabalho realizado pelos agraciados em prol de Minas Gerais. “Esta comenda é o mais alto reconhecimento do governo de Minas Gerais e do povo mineiro aos elevados serviços prestados por todos os senhores e senhoras”, frisou.

A Cerimônia

Scolforo com a esposa, a equipe da UFLA presente na cerimônia e o deputado federal Reginaldo Lopes

Capital do Estado nesse dia solene, Ouro Preto relembrou o período de 1823 a 1897, em que foi a capital mineira.  Recebido com honras militares na Praça Tiradentes, o governador passou em revista a tropa formada após a execução do Toque de Presença. O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo músico mineiro Pereira da Viola. A solenidade teve sequência com atos protocolares, como a homenagem do governador ao colocar uma coroa de flores no monumento do mártir da Inconfidência. Cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros chegaram à praça com o Fogo Simbólico para o acendimento da pira da Liberdade. A Guarda de Honra da Polícia Militar realizou salva de 21 tiros. As apresentações musicais ficaram por conta da Banda do Rosário e da banda da Polícia Militar.

Governador de Minas, Fernando Pimentel e o professor Scolforo

Confira as fotos da cerimônia. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. Fotos: Cibele Aguiar