Reitor apresenta Plano Ambiental da UFLA no Congresso Internacional – CIGISP 2015

Professor Scolforo faz apresentação do Plano Ambiental da UFLA para público seleto de gestores e representantes de instituições públicas do País

Na quarta-feira (15/4) foi realizada a abertura oficial do Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público – CIGISP 2015, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, professor Renato Janine Ribeiro. O evento teve sequência na quinta-feira 16/4, sendo uma realização do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Na programação, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo fez a apresentação da UFLA como um caso de destaque em inovação no setor público. A palestra “Eco Universidade – Inovação com o plano ambiental para uma universidade socioambientalmente correta” incluiu informações sobre os desafios da Instituição para se tornar referência internacional em ações ambientais. Após a apresentação, Scolforo foi aplaudido de pé, por uma seleta plateia, composta de autoridades, gestores de instituições públicas e participantes do Congresso Internacional.

Além do professor Scolforo, representando a UFLA, houve a apresentação do professor Paulo Henrique Bermejo, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com pós-doutoramento em Inovação pela Universidade de Bentley (Estados Unidos). Bermejo é um dos idealizadores do Desafio da Sustentabilidade e foi um dos coordenadores do evento.

Ainda na programação, o professor André Pimenta Freire (DCC/UFLA) compartilhou a sua experiência e resultados de pesquisas com ênfase na aplicação de conceitos de Interação Humano-Computador para a viabilização de desenvolvimento de Governo Eletrônico Centrado no Cidadão. O professor tem diversos trabalhos na área de Design Inclusivo para pessoas com deficiência, incluindo o desenvolvimento de um aplicativo premiado no Todos@Web 2014 – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

O evento

O evento propiciou um fórum para apresentação, discussão e promoção das inovações no setor público, tendo por objetivo compartilhar experiências práticas de sucesso, instruir e disseminar processos inovadores relacionados à educação e à Administração Pública em geral.

O CIGISP foi constituído por duas sessões. A sessão principal constou da apresentação de casos de destaque em inovação no setor público, realizada por gestores e pesquisadores líderes em seus campos de atuação. A sessão de workshops do CIGISP configurou um espaço de debate e fomento à exploração sobre o tema; na qual foram apresentados trabalhos aprovados pelo comitê técnico de avaliação, composto por professores da UFLA.

Na avaliação do professor Dany Flávio Tonelli, do Departamento de Administração e Economia da UFLA, o evento foi uma ótima oportunidade para estender a rede de relacionamentos com a administração pública federal, visando a aproximação entre atividade acadêmica e vivência profissional. “A UFLA e o mestrado profissional em Administração Pública estiveram muitíssimos bem representados, com a presença de professores, do reitor e também na organização geral do professor Paulo Bermejo”, destacou.

Premiação

Durante a abertura do evento, foi realizada a premiação do Desafio da Sustentabilidade, consulta pública que ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015 e recebeu mais de 18 mil ideias referentes à busca de soluções para a redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino.

Entre as instituições da rede federal, foram contempladas com o primeiro lugar — prêmio de R$ 3 milhões — a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ficaram com o segundo lugar em suas respectivas categorias e receberam R$ 1 milhão cada um. Os prêmios devem ser investidos na implementação de projetos de sustentabilidade, garantindo o uso racional dos recursos em cada uma das instituições premiadas.

Entre os participantes como pessoa física, o prêmio de primeiro lugar do desafio “Como Reduzir os Gastos com Consumo de Água nas Instituições Federais de Ensino?” ficou com Fábio Rocha Barbosa, Professor Doutor da UFPI, na área de Engenharia Elétrica. No desafio “Como Reduzir os Gastos com Consumo de Energia Elétrica nas Instituições Federais de Ensino?”, o vencedor foi Lucas Cruz Sousa, Estudante de Engenharia Elétrica da UFPI.

Assista ao vídeo com entrevista do professor Scolforo concedida à TV MEC.