Empresa incubada na Inbatec lançou produto inovador no Reatech 2015

audioweb
O Secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira (à esq.), experimentou o AudioWeb durante o evento. Ele é portador de deficiência visual. À direita está o sócio-proprietário da Polaris, e professor da UFLA, José Monserrat Neto.

A Polaris Soluções Web, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA), lançou no último dia 9, na 14ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), o AudioWeb, software voltado para usuários com deficiência visual.

O software, que possui plataforma web para a audiodescrição de material digitalizado,  almeja tornar a web mais acessível através da exposição de materiais digitalizados de forma falada. Assim, o AudioWeb fala para o usuário o conteúdo digital, tais como textos, figuras, gráficos, tabelas, diagramas, símbolos e expressões matemáticas, de forma interativa e amigável.

O produto é uma realização da empresa Polaris e do Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Usabilidade e Tecnologia Assistiva (Alcance) e conta com o apoio e parceria da agência de pesquisa CNPq, do núcleo de acessibilidade da UFLA (Naufla), do Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais de Lavras (Cenav), além da própria UFLA, através do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

O AudioWeb é composto de 3 partes: módulo AudioImagem, que prepara figuras para serem navegadas, interagidas e ouvidas;  módulo AudioFórmula, que prepara expressões matemáticas para serem ouvidas corretamente, e módulo AudioAula, que prepara aulas com textos, imagens e fórmulas matemáticas para serem navegadas, interagidas e ouvidas, de maneira ágil, fácil e amigável.

Os interessados em utilizar o produto podem se cadastrar e ter acesso por meio do link  http://aw.polarisweb.com.br/ .

Amanda Castro – Jornalista da Assessoria de Inovação e Empreendedorismo (Inbatec)