Curso de Nutrição desenvolve campanha de conscientização sobre o desperdício de alimentos no RU

sobra zero ruDurante uma semana ,será desenvolvida uma campanha de conscientização de desperdício de alimentos no Restaurante da Universidade Federal de Lavras (RU/UFLA). O projeto extensão SOBRA ZERO é executado pelas alunas de Nutrição da UFLA Laryssa Teodoro e Iara Oliveira, orientado pela professora Mariana Mirelle e supervisionado pela nutricionista responsável pelo RU Emília Cristina Mões Oliveira.

De acordo com a professora Mariana, o projeto iniciou-se a partir de uma demanda que existia no RU para redução do resto-ingestão. “Sabe-se que o desperdício de alimentos produz sérias consequências sociais, ambientais e econômicas para o país. Alguns estudos indicam que a quantidade de alimentos desperdiçados pelos brasileiros diariamente seria suficiente para alimentar 10 milhões de pessoas, sendo que cada cidadão desperdiça, por ano, em média, 55 kg de comida”, relata Mariana.

Desde a segunda-feira (13/4), está sendo feita a distribuição de panfletos e fixação de cartazes referentes ao desperdício que há nos jantares do RU. “Vamos pesar diariamente, durante essa semana, o quanto de comida vai para o lixo, e posteriormente colocaremos esses valores diários em um quadro no RU. Iniciamos o projeto em setembro e voltamos para esse fato de desperdício, pois é um numero que vem crescendo cada vez mais”, afirma a aluna Laryssa.

sobra zeroAlém disso, de acordo com Laryssa, na quarta-feira (durante o jantar) e na quinta-feira (no almoço e no jantar) uma pirâmide de alimentos in natura com 396 kg será exposta no restaurante. Esse valor representa a quantidade de comida que foi desperdiçada durante o mês de março. “Isso apenas com relação aos jantares do RU. Os desperdícios nas refeições do almoço costumam ser três vezes maiores”, comenta Laryssa.

Segundo a professora Mariana, o valor de 396 kg seria suficiente para alimentar 660 pessoas ou 164 famílias. “Esses dados reforçam a importância da realização da campanha para conscientizar o cliente do RU da necessidade de se servir com consciência. Embora o desperdício diário pareça ser pequeno, quando se pensa no volume final é possível perceber a quantidade de comida que é desperdiçada”, comenta a professora.

Para interagir com os alunos que frequentam o restaurante e incentivá-los a não desperdiçar alimentos será sorteada uma cesta de café da manhã para aqueles que postarem uma foto após a refeição mostrando o prato limpo, sem restos de alimentos, com a hashtag: #SOBRAZERO

Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA