Oportunidade para estudantes de engenharia da UFLA: DRI divulga edital para intercâmbio na Texas Tech University

INTERNACIONALIZACAO2Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, ABI Engenharias, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Controle e Automação podem pleitear a realização de um intercâmbio de imersão acadêmica na Texas Tech University, nos Estados Unidos. As inscrições para o processo de seleção do Programa de Cooperação com a Universidade americana terão início nesta quinta-feira (9/4).

Até 14/4, os interessados deverão inscrever-se pessoalmente na Diretoria de Relações Internacionais (DRI). É necessário entregar ficha de inscrição preenchida, histórico escolar, atestado de matrícula com Certificado de Rendimento Acadêmico (CRA), cópia da carteira de identidade e do CPF, cópia do passaporte e comprovante do teste de proficiência na língua inglesa (veja as opções e outros detalhes no Edital). É oferecida uma vaga; e o tempo de imersão será de oito semanas. O resultado da seleção será divulgado em 15/4, logo após o período de inscrição.

O estudante selecionado receberá da UFLA a cobertura das despesas com passagem e uma bolsa de U$ 3 mil para o período de imersão.

Requisitos para inscrição

Os estudantes dos cursos de engenharia já citados que desejam se candidatar devem estar regularmente matriculados, ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% das atividades curriculares do curso e apresentar CRA maior ou igual a 70.

Negociações da parceria

Este é o primeiro Edital relativo ao Programa de Cooperação com a Texas Tech University envolvendo os cursos de engenharia. Parte das conversas entre a UFLA e instituição americana desenvolveram-se durante a visita do astronauta norte-americano Albert Sacco Jr. a Lavras. Ele é reitor da Faculdade de Engenharia da Universidade Texas Tech e ministrou, em outubro de 2014, a aula magna para os novos cursos de engenharia da UFLA. (Leia mais)

Retificação do Edital

Nesta quinta-feira (9/4), a DRI publicou retificação ao Edital, acrescentando a forma de avaliação do processo seletivo: terá peso de 50% a avaliação do CRA e peso de 50% a avaliação da redação a ser apresentada pelo candidato, argumentando os motivos pelos quais deseja realizar o intercâmbio, apresentando seus conhecimentos gerais sobre o país de destino e a proposta de contribuição para seu curso na UFLA. A retificação especifica também os critérios de desempate. Consulte o documento.