Representantes do DCE reúnem-se com reitor para apresentar demandas dos estudantes

Representantes do DCE participam de reunião com o reitor, professor Scolforo, para apresentar demandas

Na segunda-feira (30/3), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão “Na Pegada”, participaram de reunião com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, para apresentar as principais demandas do segmento estudantil.  Na pauta da reunião, a relação do DCE com as pró-reitorias; projetos culturais; Acesso, Permanência e Igualdade; comunicação e gestão interna do diretório. A reunião também teve a participação da chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro.

Entre os assuntos tratados, foram apresentadas as demandas relacionadas ao Restaurante Universitário (RU), com a sugestão de inclusão do café da manhã. Sobre o tema, Scolforo informou que o RU será ampliado, com a utilização do pavimento térreo, já planejado para este fim. A ampliação da cozinha será iniciada em breve e a utilização dos dois andares, com ampliação de aproximadamente 600 lugares, se dará no segundo semestre de 2015. Com relação as filas nos horários de pico, o reitor informou que houve um esforço para otimizar os horários de aulas na graduação, que deverá repercutir positivamente na gestão mais eficiente do serviço.

Sobre a oferta do café da manhã, o reitor confirmou que a demanda faz parte de sua agenda, porém, neste momento de cortes orçamentários, a Universidade não teria como arcar com os gastos adicionais, já que o serviço exigiria a contratação de mais servidores. Segundo ele, a demanda é justificável e será avaliada para o próximo ano.

No entanto, o reitor reforçou que mesmo diante de cortes, os benefícios garantidos aos estudantes não serão afetados, com destaque para o Programa Institucional de Bolsas, que atende a 1450 estudantes, com certificação para o currículo acadêmico.

Os representantes do DCE apresentaram outros temas prioritários, como a necessidade de maior agilidade na entrega das carteirinhas estudantis para calouros e veteranos. Sobre o assunto, Scolforo adiantou que no próximo período letivo as carteirinhas dos calouros serão entregues na semana oficial de recepção.

Ainda na pauta da reunião, foram abordados a otimização do ônibus circular interno (mamute), o atendimento integral no Ambulatório, o apoio para ações culturais (Grupo de Teatro, Virada Cultural e Centro de Produção Cultural), além do jornal Repagine, publicação bimestral do DCE em parceria com a Associação dos Estudantes de Pós-Graduação (APG). Também foi colocada em pauta a adoção do nome social para a identificação de estudantes e servidores transgêneros, transexuais e travestis nas dependências da universidade.

Scolforo reforça a importância do diálogo com as representações estudantis, para ouvir as demandas e a avaliação de projetos da Universidade. Para o reitor, o segmento estudantil é o elo fundamental para a existência da Instituição, razão pela qual existem todos os esforços de ensino, pesquisa e extensão.