UFLA realizou aula inaugural de Pedagogia

IMG_6586O curso de graduação presencial em Pedagogia teve início na UFLA em março de 2015. Para marcar a abertura, a Instituição realizou uma aula inaugural, em 26/3, no Salão de Convenções. O professor Valdemar Sguissardi, titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e aposentado da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), foi convidado para ministrar a aula magna, que teve o tema: “Educação superior no Brasil: quando a face privado-mercantil se sobrepõe à face pública do Estado”.

Durante a abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, exaltou a importância do pedagogo: “é um profissional que tem a função de construir vidas”, afirmou. Para o reitor, o novo curso reforça o compromisso social da Universidade em formar educadores.

Também integraram a mesa de abertura os docentes: Ilsa do Carmo Vieira Goulart, coordenadora do curso de Pedagogia; Amaryllis Maria Pereira de Pádua Castro, secretária municipal de Educação; Maria Lúcia Pereira, representante da superintendente regional de Ensino de Campo Belo, professora Suely Tereza Tavares; Carlos Betlinski, chefe do Departamento de Educação da UFLA (DED); Soraya Alvarenga Botelho, pró-reitora de Graduação (PRG); e o palestrante, Valdemar Sguissardi.

Adotando um posicionamento crítico, o professor Valdemar discorreu sobre como a educação vem se tornando uma mercadoria. De acordo com ele, os efeitos disso podem ser vistos em vários aspectos, a exemplo do produtivismo acadêmico: a preocupação exagerada com índices de produtividade acadêmica demonstra que a produção de conhecimento tem privilegiado a geração de dados e informações para assessoramento ao mercado, em detrimento da capacidade de reflexão crítica nas instituições de ensino superior.

Sobre o curso de Pedagogia

Desde 2012, a UFLA oferece o curso de Pedagogia, na modalidade a distância. O projeto de criação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, presencial, vinha sendo discutido desde 2005, no DED. A formação de educadores em sentido amplo, que contemplem a educação formal, prioritariamente, e a educação não formal, é o objetivo do curso.