Equipe mexicana finaliza missão de estudos na UFLA – reitor participa de viagem à empresa do setor florestal

Reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, participa da visita às instalações da empresa Eucatex - na Foto, o diretor florestal da empresa, Heron Ferreira, professor José Tarcísio, os professores mexicanos e estudantes
Reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, participa da visita às instalações da empresa Eucatex – na Foto, o diretor florestal da empresa, Heron Ferreira, professor José Tarcísio, os professores mexicanos e estudantes

Entre os dias 16 e 25 de março, um grupo de 39 estudantes e dois professores de Engenharia Florestal da Universidad Autónoma de Chapingo (UACh), México, esteve em Missão de Estudos na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os visitantes escolheram a Universidade por ser referência nas áreas Florestal e de Industrialização de Produtos Florestais.

A delegação mexicana foi recebida na UFLA pelo professor José Tarcísio Lima (DCF/UFLA) e coordenada pelos professores Roberto Machuca e Jorge Torres (UACh). O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, participou da organização da missão, com todo o apoio institucional à programação realizada.

A programação teve início no dia 17 de março, com o Seminário Bilateral UFLA – UACh e, em seguida, foram realizadas visitas às instalações da UFLA. Posteriormente, no dia 18, a delegação mexicana conheceu a Companhia Melhoramentos, localizada em Camanducaia. Recepcionados pelo engenheiro florestal Sávio de Freitas, ex-aluno da UFLA, a delegação teve a oportunidade de conhecer plantações comerciais de Eucalyptus e de Pinus, além de Araucárias angustifolias nativas e plantadas, e remanescentes de outras culturas de espécies exóticas, como Cuninghamia lanceolata, Taxodium distichum, e Cupressus.

No dia 19 de março, a delegação seguiu para Botucatu, para visita à Eucatex S.A., onde o reitor da UFLA, professor Scolforo, se juntou ao grupo para acompanhar a visita às instalações florestais e industriais da empresa. Na Eucatex, o grupo foi recepcionado pelo diretor florestal e ex-aluno da UFLA, Hernon Ferreira.

Amistoso entre professores da UFLA e delegação mexicana, no Clube de Campo da Adufla.
Amistoso entre professores da UFLA e delegação mexicana, no Clube de Campo da ADUFLA.

No dia 20 de março, a programação foi em Paraopeba, onde acompanharam atividades de melhoramento florestal, colheita e carbonização da madeira, na empresa Vallourec, parceira da UFLA, que se dedica à produção de carvão para uso siderúrgico.

A empresa Esteio, em São João Del Rei, que se dedica à produção de madeira tratada, mudas de eucalipto, além de projetar e construir casas de madeira também fez parte da programação, no dia 21 de março.

Nos dias 23 e 24 de março, a equipe conheceu as áreas de plantios e manejo da candeia em Baependi, a indústria moveleira de Ubá (Móveis Sier), e ainda a empresa Citróleo Indústria e Comércio de Óleos Essenciais Ltda, situada em Carrancas. Além das visitas técnicas, os estudantes e professores também conheceram locais turísticos da região e participaram de atividades esportivas.

Na UFLA, as visitas foram organizadas pelo professor José Tarcísio. Para ele, esse tipo de programa representa uma oportunidade excepcional para melhorar a inserção internacional da Universidade, abrindo possibilidades de cooperação com a instituição visitante, com interesses no ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa. “Durante as visitas e outras atividades, também foi possível aos brasileiros trocar impressões sobre temas técnicos, acadêmicos, culturais e sociais com os professores e estudantes mexicanos, com ganhos mútuos”, complementa José Tarcísio.

De acordo com declarações dos visitantes, a experiência foi muito proveitosa, permitindo a eles observar aspectos do setor florestal e da industrialização de produtos florestais diferentes dos que encontram no México, além do contato expressivo com a cultura brasileira. Eles ressaltaram que a experiência foi excepcional, tanto do ponto de vista profissional, como das relações humanas.

Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA