Aproximação entre professores do DMV e da USP pode resultar em parcerias

visita USPProfissionais da área de medicina veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade de São Paulo (USP) realizaram visitas mútuas nos últimos meses, a fim de conhecerem melhor os trabalhos realizados nas instituições. As trocas de conhecimentos entre as universidades têm o objetivo de colaborar para o crescente desenvolvimento do ensino e da pesquisa.

No mês de fevereiro foi o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ/USP), professor Enrico Lippi Ortolani, que conheceu a estrutura do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA (DMV), motivado pelas referências que tinha do curso.

Posteriormente, o chefe do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA, professor Raimundo Vicente de Sousa, juntamente com o professor Enrique Rezende, realizou visita no mês de março à FMVZ/USP. “Durante a visita conhecemos as novas instalações da FMVZ/USP, conversamos sobre futuras parcerias e sobre um encontro dos dirigentes de escolas de veterinária do Mercosul que ocorrerá na cidade de Concepcion, no Chile, no mês de abril”, relatou o professor Raimundo.

visita USP 2
Da esq. p/ dir.: professores Enrique Rezende (UFLA), Enrico Lippi Ortolani (USP) e Raimundo Vicente de Sousa (UFLA).

Raimundo Vicente também comenta que uma possível parceria já se encontra em estudo, a ser firmada entre as professoras Rosa Maria Cabral (DMV/UFLA) e Maria Angélica Miglino (FMVZ/USP), para o desenvolvimento de pesquisas utilizando células-tronco.

“As perspectivas são muito boas, pois fomos muito bem recepcionados pelo diretor daquela faculdade. Ele se colocou a nossa disposição para nos auxiliar no que for possível no estreitamento das relações entre DMV/UFLA e FMVZ/USP”, conclui Raimundo Vicente.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA