Alunos do Kirkwood Community College realizam visitas técnicas na UFLA

Acordo de cooepração entre UFLA e Kirkwood Community College: incentivo à mobilidade discente
Acordo de cooperação entre UFLA e Kirkwood Community College: incentivo à mobilidade discente e parcerias científicas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita de 13 alunos (entre 19 e 20 anos) e dois professores do Kirkwood College (Estados Unidos). Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer em especial a infraestrutura da Universidade e as pesquisas que buscam soluções para a agricultura.

Os estudantes participam de um curso tecnológico em agricultura no Kirkwood College, e a visita ao Brasil faz parte de um programa intensivo de intercâmbio, com permanência em Lavras durante 12 dias. Para o reitor do departamento de Estudos Agrícolas da Kirkwood Community College, Scott Ermer, as parcerias com instituições brasileiros são feitas ao longo dos anos e eles estão muito felizes de a UFLA estar elas.

A visita à UFLA foi realizada no período de 13 a 18 de março, quando eles tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo câmpus da Universidade, além de conhecerem o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária (Fazenda Muquem) e o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (Fazenda Palmital).

Apresentação na DRI, sobre estrutura da Universidade para acolher estudantes estrangeiros

Na programação, eles conheceram o Departamento de Zootecnia (DZO) com visita aos experimentos de campo; Departamento de Agricultura (DAG), onde tiveram a oportunidade de conhecer o setor de cafeicultura, floricultura e paisagismo, além do Laboratório de Biodiesel e do Laboratório de Cultura de Tecidos.

As atividades realizadas na UFLA foram acompanhadas por professores da Universidade, que fizeram as apresentações das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Instituição. Para a professora do Departamento de Agricultura Patrícia Paiva, esse contato é de extrema importância. “Estamos sempre buscando essa internacionalização, que é interessante tanto aos alunos quanto aos professores, sendo enriquecedor para toda a Universidade”, relata Patrícia.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais (DRI), Antônio Chalfun Júnior, também foi de extrema importância apresentar aos americanos a realidade da Universidade e a cultura da região. Chalfun destacou que as atividades foram acompanhadas por um representante do programa Brother UFLA, para auxiliar os estudantes.

Os alunos e professores do Kirkwood College ainda tiveram o prazer de participar da I Festa Internacional da UFLA, organizada pelo Núcleo de Cultura Internacional (NCI/UFLA), com o objetivo de incentivar a interação e o compartilhamento de práticas culturais entre estudantes de diversos países. Com comidas típicas e músicas de diferentes países, a festa foi uma oportunidade para mostrar algumas singularidades do Brasil.

Estudantes participam da I Festa Internacional da UFLA: comidas típicas e danças de diferentes países

“Essas visitas possuem dois importantes pontos, conectar os alunos com outro país e ainda conhecer a sua cultura. Isso tudo é imensurável, pois é muito importante colocar tudo que se estuda em prática”, afirma o professor do Kirkwood College, Joshua Henik.

Chalfun também relata que foi firmado um acordo de colaboração com o Kirkwood College, desta forma, poderão ser realizadas outras visitas na UFLA, por períodos maiores, e até mesmo a realização de um semestre de disciplina.  A mobilidade discente também será uma oportunidade para estudantes da UFLA, que terão a oportunidade de realizar visitas ao Kirkwood College.

Conhecendo o café da semente à xícara

Visita à lavoura de café na UFLA

O grupo norte-americanos também fez uma visita técnica à Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na quarta-feira (17/3), para conhecer todas as etapas de produção do café. O professor Rubens José Guimarães fez uma apresentação que envolveu informações do plantio até a colheita do café. A professora Rosemary Gualberto, além de ensinar a preparar o cafezinho perfeito, demonstrou como é feita a análise sensorial do café segundo critérios da classificação oficial brasileira e internacionais. Ao final, o grupo degustou um café especial do Sul de Minas.

A professora ressaltou a importância da visita. “Os EUA não produzem café, apesar de ser o primeiro consumidor de café do mundo, seguido pelo Brasil. É interessante essa troca de experiências para que possam ver como o café é produzido e como a tecnologia e as inovações em café são levadas a sério”.

Visita à Inovacafé: conhecendo o processo de produção da semente à xícara

Para a coordenadora do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, e uma das organizadoras da visita à InovaCafé, Elisa Guimarães, o grupo pode conhecer um panorama geral da cafeicultura brasileira, com alguns conceitos de produção, processamento e qualidade de café. “Isto contribui para a UFLA/InovaCafé porque permite a interação e a troca de conhecimentos entre os nossos estudantes e os deles, podendo futuramente resultar em parcerias acadêmicas”, enfatizou.

Degustação do café do Sul de Minas, experiência memorável para os estudantes americanos

Além da vivência de outra cultura, a viagem se destaca para o estudante Collin Wernimont: “A visita é uma grande experiência de aprendizado. É importante conhecer os dois lados do universo da agricultura. Acho que a agricultura é uma linguagem universal e a diferença entre o Brasil e os EUA é importante porque nós somos dois dos maiores exportadores de recursos agrícolas do mundo.”

Texto e fotos: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA e Marina Botelho – jornalista – bolsista Rede Social do Café e Consórcio Pesquisa Café