UFLA apresenta balanço do primeiro ciclo de customização do CAR

Reunião no Incra para a apresentação do balanço do primeiro ciclo de atividades para a customização do Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Foto: Incra
Reunião no Incra para a apresentação do balanço do primeiro ciclo de atividades para a customização do Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Foto: Assessoria de Comunicação/Incra

Até maio de 2015, o Governo Federal fará a inscrição de 55 milhões de hectares distribuídos em 7,5 mil assentamentos da reforma agrária e 160 territórios quilombolas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação é possível graças à parceria firmada entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG). A formalização ocorreu nessa quinta-feira (13), em Brasília.

No final de fevereiro, o coordenador de Tecnologia da Informação do Laboratório de Estudo e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Samuel Rodrigues Sales Campos, participou de reunião em Brasília para a apresentação do balanço do primeiro ciclo de atividades para a customização do Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Entre outros participantes, a reunião contou com a presença do coordenador de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra,  Carlos Eduardo Sturm.

O primeiro ciclo prevê o cadastro de todos os assentamentos do Incra no sistema desenvolvido pela UFLA. Desta forma, os técnicos da UFLA realizam visitas às superintendências regionais do Incra com o objetivo de levantar os dados necessários para alimentar o sistema e ainda aproveitam para apresentar a metodologia de cadastro aos servidores que trabalham com o CAR.

Até o momento, já foram realizadas dez visitas, no total de 30 superintendências regionais da autarquia. De acordo com o cronograma, as outras 20 regionais serão visitadas até o final de abril.

Próximo passo

Após o encerramento das visitas às regionais da autarquia, será realizada a capacitação de mil pessoas, entre servidores do Incra e técnicos das prestadores de assistência técnica para usar o novo sistema. Pelo cronograma, a capacitação terá início em maio e será composta por três módulos: Legislação Ambiental, Programa de Regularização Ambiental e Noções de Geoprocessamento.

Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA