Proec lança catálogo de cursos de extensão com programação do primeiro semestre de 2015

catalogo-extensaoA Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) lançou, no final de fevereiro, um catálogo com 28 cursos que serão ofertados à comunidade por núcleos de estudos, empresas juniores, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) e grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti). A programação é referente ao primeiro semestre de 2015.

A iniciativa da Proec, ao reunir os eventos em uma única publicação, contribui para a visibilidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas entidades da extensão na Universidade. “Esses grupos desenvolvem atividades extremamente importantes na UFLA, aproximando a instituição da sociedade”, comenta a coordenadora de Programas e Projetos da Proec, professora Débora Carvalho. “O catálogo será um apoio à divulgação dos trabalhos, além de permitir que a comunidade tenha acesso consolidado e antecipado às informações sobre os cursos”.

Com tiragem de mil exemplares, a distribuição dos catálogos se dará em locais estratégicos do câmpus, da cidade e da região. O documento também está disponível na página da Proec na Internet. Em novembro de 2014, a Pró-Reitoria publicou edital para que as entidades de extensão interessadas em divulgar seus cursos submetessem propostas. Além de informações detalhadas sobre o curso, havia a exigência de que seu conteúdo fosse construído com base na associação necessária entre ensino, pesquisa e extensão, contemplando as áreas temáticas definidas no Plano Nacional de Extensão (PNE).

De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor José Roberto Pereira, a intenção é produzir novo catálogo a cada semestre, por meio de editais específicos, com aperfeiçoamento contínuo das publicações. “É uma forma de divulgar os cursos e valorizar as entidades de extensão”, ressaltou. Entre os temas contemplados nesta primeira edição, estão a avaliação de projetos sociais, o estudo das leishmanioses no contexto da atenção primária, a produção de cogumelos comestíveis, a destinação do lixo, os conselhos municipais como referência para a formação política e a prática da agricultura orgânica.

A Proec planeja para 2015 outras ações destinadas a institucionalizar e sistematizar a extensão. Na programação está a publicação de um calendário com os eventos a serem promovidos pela Pró-Reitoria no primeiro semestre letivo e de um catálogo que apresentará os programas e projetos de extensão. A equipe também trabalha no projeto que terá a finalidade de prestar assistência científica em municípios vizinhos, atuando em diferentes áreas do conhecimento.

GEDSC DIGITAL CAMERA
Revista mensal “O Agricultor”, editada pela UFLA de 1922 ao início da década de 1980, com orientações ao homem do campo.

A UFLA esteve na vanguarda da extensão no Brasil

A professora Débora lembra que a extensão é relativamente recente na história das universidades. Se o ensino e a pesquisa estão na gênese das instituições de ensino superior, o trabalho com a comunidade teve seu início apenas no final do século 19, na Inglaterra, com a capacitação de trabalhadores rurais que migravam para as cidades, para trabalhar nas indústrias.

Ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a UFLA foi pioneira nessas atividades no Brasil, no início do século 20. “A missão, no presente, é aproximar nossos projetos do PNE e manter o diálogo e a colaboração com a sociedade”, diz professora Débora.