Acionistas japoneses fazem visita à UFLA para conhecer pesquisas sobre a cultura do café

Delegação japonese é recebida na Agência de Inovação do Café - UFLA
Delegação japonese é recebida na Agência de Inovação do Café – UFLA

Um grupo formado por oito japoneses, acionistas da Ihara S/A Indústrias Químicas, esteve em visita técnica na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na quinta-feira (26/2). Com o intuito de conhecer a cultura cafeeira e as pesquisas em desenvolvimento na Universidade, os visitantes foram recebidos na InovaCafé – Agência de Inovação do Café e tiveram a oportunidade de conhecer lavouras experimentais.

O professor Rubens José Guimarães recebeu a delegação e comentou a importância desta interação para o fortalecimento do processo de internacionalização da Universidade.  “Alguns deles sequer conheciam um pé de café. Eles adoraram a oportunidade de contato com a parte prática da cultura”, reforçou. Para o professor, a visita poderá abrir possibilidades futuras de parceria.

A Ihara é uma empresa de produtos fitossanitários e, em sintonia com a UFLA, tem como objetivo pesquisar melhorias para a agricultura brasileira. “É muito importante estarmos formando essa aliança também com os pesquisadores internacionais, no caso, os desenvolvedores de novas moléculas que vieram do Japão”, aponta a pesquisadora da empresa Ximena Vilela.

Na UFLA, o grupo teve a oportunidade de conhecer as etapas do processo produtivo, desde o cuidado com as sementes e mudas, passando pela colheita, pós-colheita, torra e qualidade. Também participaram de uma degustação de diferentes tipos de café, organizada pelo estudante de pós-graduação Fernando Rati.

Para o gerente de defensivo agrícola da empresa, Takeo Maezawa, “a visita foi muito interessante, principalmente porque o café é uma cultura amplamente produzida no Brasil e, por isso, possui também muitos desafios. Nós gostaríamos de encontrar algumas soluções para esses problemas e contribuir para o produto brasileiro”, comentou, lembrando que a visita à UFLA deverá render boas ideias.

Marina Botelho – bolsista Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café.