Cátedras de cooperação internacional encerram inscrições nos próximos dias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que nos próximos dias encerram os prazos de inscrição de quatro cátedras de cooperação internacional. O objetivo é proporcionar aos pesquisadores brasileiros de alto nível a oportunidade de atuarem em renomadas instituições de ensino estrangeiras.

A Cátedra Instituto de Educação da Universidade de Londres – Anísio Teixeira tem inscrições até o dia 27 de fevereiro. Já as cátedras Capes/Sorbonne, Capes/CES e Capes/ Universidade de Bolonha possuem inscrições até o dia 1º de março.

Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente via internet, preenchendo formulário de inscrição online, em português, disponível no link de inscrições na página de cada programa.

Londres
Cátedra Instituto de Educação da Universidade de Londres – Anísio Teixeira seleciona pesquisador na área temática de educação para atuar no Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE).

Sorbonne
Cátedra Capes/Sorbonne seleciona pesquisadores e professores seniores do Brasil, especialistas em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Sorbonne Universités.

Coimbra
Cátedra Capes/CES é fruto da parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, de Portugal. O edital prevê a seleção de notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista na área de ciências sociais e humanas.

Bolonha
Programa Cátedra Capes/ Universidade de Bolonha, concederá bolsa a notável professor e pesquisador sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para lecionar e pesquisar na Universidade de Bolonha, Itália.

Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA