Mestrado em Física tem inscrições abertas até 23/1 – Programa oferece nova linha de pesquisa

05.07 mestrado-físicaO Programa de Pós-Graduação em Física – oferecido pela associação ampla entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai garantir o ingresso de novos estudantes em 2015. São seis vagas para a UFLA. A novidade é que além das linhas de pesquisa de Mecânica Estatística, Física Computacional e Física de Partículas e Campos, agora o Programa trabalha com a linha “Produção e Caracterização de Novos Materiais”, e suas potenciais aplicações tecnológicas.

O processo seletivo será unificado. No ato do preenchimento da ficha de inscrição, que ocorrerá por meio da Unifal, o candidato deve indicar somente uma das três instituições para concorrer às vagas, conforme orientações do Edital. O prazo para que o candidato se inscreva termina às 23h59 do dia 23/1/2015. Todas as informações, incluindo o edital, estão disponíveis neste endereço. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Documentação necessária

Antes de iniciar a prova escrita, o candidato deverá apresentar à comissão examinadora o comprovante da inscrição feita pela Internet, seu documento de identificação com foto, além do diploma de nível superior ou atestado de provável formando. Já as cópias do Histórico Escolar da graduação e do currículo Lattes (com comprovações) deverão ser entregues até o dia e o horário da prova ou enviadas por e-mail às secretarias do Programa (no caso da UFLA, o endereço é spgee@posgrad.ufla.br).

A seleção

A primeira etapa será constituída de uma prova escrita de Conhecimentos em Física, a ser aplicada em 11/2/2015. Serão dez questões discursivas, baseadas em bibliografia sugerida no Edital, entre as quais o estudante deverá escolher seis para responder. O peso da prova no processo seletivo é de 70%.

A avaliação do currículo Lattes (ou vitae, para estrangeiros) é a segunda fase da seleção, válida para aqueles que forem aprovados na prova escrita. Os critérios de avaliação podem ser consultados no Edital.

Na UFLA,o Pós-Graduação em Física está sobre a responsabilidade do Departamento de Física (DFI). A instituição publicará a lista de classificados do processo seletivo no endereço http://www.prpg.ufla.br/ppg/fisica, o que está previsto para ocorrer até 20/2/2015. Em seguida, há prazo para recursos e divulgação do resultado final.

Consulte todos os detalhes no Edital.