Retrospectiva 2014 – Reveja os fatos que marcaram o ano na Universidade

retrospectivaO ano termina e a Universidade Federal de Lavras celebra muitas realizações. 2014 finaliza com a notícia de que a UFLA se mantém entre as melhores universidades do País, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC/Inep/MEC). É pelo quinto ano consecutivo a universidade mais bem conceituada de Minas Gerais e a 3ª do Brasil. Entre os fatos que marcaram o ano, destacam-se as comemorações pelos 106 anos (Semana de Ciência, Cultura e Arte) e os 20 anos da transformação da ESAL em UFLA; o início de novos cursos; a promoção de grandes eventos, a confirmação da UFLA como Universidade ambientalmente correta; a construção de estruturas físicas que darão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a consolidação de um amplo programa de bolsas institucionais e a apresentação do Plano de Internacionalização.

A UFLA, em 2014, conquistou acréscimos em seu quadro de servidores, com a posse de 93 técnicos administrativos e 87 professores.  O Programa de Capacitação beneficiou 487 servidores. No Incentivo à Qualificação, 22 servidores já ingressaram no Mestrado Profissional em Administração Pública, desde a primeira turma, em 2012.

Quase 1.300 eventos foram registrados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em 2014, alcançando um público de mais de 38 mil pessoas, de forma a oferecer cultura e conhecimento à comunidade acadêmica e ao público externo. Para fortalecer o incentivo à inovação, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) esteve envolvida na promoção de 21 eventos durante o ano, direcionados a empresas incubadas, à comunidade universitária ou à participação externa.

Na pós-graduação, a média de programas avaliados como sendo “de excelência” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) é superior à média nacional. Em 2014, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão iniciou sua primeira turma. Hoje, são 29 cursos, a maioria já contemplando os níveis de mestrado e doutorado.

As bolsas de Iniciação Científica (IC) gerenciadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) cresceram em 2014. Foram 499 bolsas do Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa da UFLA (Pibic UFLA), 25% a mais que no ano anterior. No total, de acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), o Programa Institucional de Bolsas mantido pela Universidade disponibilizou quase 1.500 bolsas mensais durante o ano.

Clique e confira algumas realizações

“Temos a consciência de que a busca por este desejado patamar de qualidade exige de nós o respeito à nossa tradição, persistência em projetos estratégicos e ousadia para se mostrar e conquistar um novo espaço no mundo. Assim, começamos mais um ano imersos em novos sonhos. Cheios de esperança e rumo a outras metas. Estamos certos de que a evolução será constante, alimentada pela força vital de nossa gente e, acima de tudo, pelo orgulho de ser UFLA! Desejamos que 2015 seja um ano pleno de realizações” – reitor, prof. José Roberto Scolforo