CBAgro 2015 será realizado na UFLA em agosto – inscrições abertas

logo CBAgroEstão abertas as inscrições para o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAgro 2015). O evento é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBA) e sua próxima edição será sediada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com realização no período de 23 a 28 de agosto de 2015, o Congresso está sendo organizado pela UFLA, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

No site do CBAgro 2015 é possível conhecer os palestrantes e conferir a programação. As normas para submissão de resumos expandidos e trabalhos completos também estão disponíveis. A data limite para envio dos trabalhos científicos é 23 de março de 2015, sendo que cada participante pode inscrever até dois trabalhos. As taxas de inscrição têm valores diferenciados para sócios e não-sócios da SBA, assim como para estudantes de cursos técnicos e graduação, estudantes de pós-graduação e profissionais. São três períodos de inscrição e o primeiro, com as menores taxas, termina em 31 de maio de 2015.

Neste ano, o tema de evento é “Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros”. Cerca de 600 pessoas estarão reunidas com o interesse de promover o avanço da aplicação dos conhecimentos da pesquisa agrometeorológica no setor agrícola. Mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos orais e em pôsteres terão a missão de promover o debate sobre assuntos relacionados a Agronomia, Engenharia Agrícola, Meteorologia, Física, Hidrologia, Geografia, Biologia, Bioclimatologia, Micrometeorologia, Biofísica, Zoneamento Agrícola, Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera, Instrumentação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Estatística, Simulação e Modelagem, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Bioenergia, Ambientes Controlados e demais áreas que se relacionam ao estudo do tempo e do clima aplicado à agricultura, pecuária e florestas.

Durante o Congresso, expositores de diferentes empresas demonstrarão os avanços tecnológicos recentes na área de agrometeorologia. A última edição do evento ocorreu em Belém do Pará, em setembro de 2013. Neste ano, 54 pessoas compõem a comissão organizadora e o comitê científico. A presidência é do professor do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), Luiz Gonsaga de Carvalho. Para informações adicionais, estão disponíveis os e-mails cbagro2015@deg.ufla.br e cbagro2015@gmail.com.

Acesse o site do CBAgro2015.