Cursos da UFLA foram bem avaliados no IGC/MEC – Nutrição é o segundo melhor do país

nutricaoO curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é o segundo mais bem avaliado do país, de acordo com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação (Inep/MEC). O conceito dos cursos é um dos indicadores que compõem o Índice Geral de Cursos (IGC), pelo qual a UFLA está posicionada como a melhor Universidade de Minas Gerais pelo quinto ano consecutivo e como a terceira melhor do Brasil, considerando-se dados de 2013. Além do curso de Nutrição, que obteve conceito máximo (5) no CPC, os cursos de Educação Física, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia, também avaliados, obtiveram conceito considerado ótimo (4).

O CPC é calculado agrupando-se diferentes medidas de qualidade dos cursos, como a infra-estrutura e a organização didático-pedagógica, a avaliação do corpo docente e os resultados alcançados pelos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os dois primeiros itens são apurados pelo Questionário do Estudante, preenchido pelos alunos concluintes e inscritos no Enade. Um indicador de considerável peso nos cálculos é a Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (NIDD), que leva em consideração a nota média dos ingressantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a proporção de ingressantes com pais que possuem ensino superior e a razão entre concluintes e ingressantes.

Professor Wilson César de Abreu diz que o esforço conjunto é determinante para os resultados do curso de Nutrição.
Professor Wilson César de Abreu diz que o esforço conjunto foi determinante para os resultados do curso de Nutrição.

Em 2013 a avaliação englobou os cursos da chamada área verde (ciências da saúde e agrárias). A cada três anos, um grupo diferente de cursos é avaliado. Esta é a primeira vez em que o curso de Nutrição da UFLA, criado em 2009, obtém o conceito do CPC. Para o sub-chefe do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), professor Wilson Cesar de Abreu, o esforço conjunto explica o resultado. “Apesar de relativamente recente, o curso alcança uma conquista que é mérito e fruto da dedicação de professores, de estudantes e de servidores técnico-administrativos”, diz. “O apoio da Reitoria às nossas atividades também tem sido fundamental. Já temos hoje quatro núcleos de estudos, além de várias atividades de pesquisa e extensão”.

Ao todo, 245 cursos de Nutrição do país foram conceituados pelo CPC, e sete deles obtiveram conceito máximo. A primeira colocação foi da Universidade Paulista (Unip – São José dos Campos). A mesma instituição ocupa o terceiro lugar, com o curso oferecido em Araçatuba. Na quarta posição aparece o curso da Universidade Federal de Viçosa (UFV), seguido pelo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Desempenho geral

Os outros quatro cursos da UFLA avaliados em 2013 também alcançaram colocações de destaque no cenário geral: Educação Física figura entre os 5% melhores; Medicina Veterinária aparece entre os 10% primeiros; Agronomia entre os 15% e Zootecnia entre os 20% mais bem conceituados no país. O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no Brasil. Caso a instituição esteja de acordo com o conceito obtido, o CPC irá se consolidar no Conceito de Curso (CC).

Para a reitora em exercício da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, os resultados demonstram consolidação da qualidade que vem sendo construída na instituição ao longo dos anos. Apesar de ter havido mudança na forma de cálculo do CPC, o desempenho dos cursos da UFLA foi considerado muito bom. “Estamos ampliando nossa presença como universidade, expandindo a atuação em diferentes áreas do conhecimento e primando pelo desenvolvimento com qualidade – os resultados demonstram que precisamos continuar a investir nessas premissas”, diz.

tabela cpc

No CPC, cursos com conceito 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Aqueles  de conceitos maiores ou igual a 3 são os que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Os cursos considerados de excelência, constituindo referência para os demais, estão no conceito 5.