Último episódio da série Cosmos é tema da oficina Festa das Estrelas deste sábado (13/12)

cosmosO projeto “A Magia da Física e do Universo” promove mais um encontro neste sábado (13/12), para exibição do último episódio da série Cosmos, de Neil Tyson. O início da oficina, identificado como Festa das Estrelas, será às 19h, no Museu de História Natural (MHN), localizado no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A entrada é franca é aberta ao público. Após a apresentação do episódio (Sem medo do escuro/ Unafraid of the dark), haverá debate sobre o tema e observação do céu com telescópios e a olho nu.

Os professores do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso coordenam o projeto, que tem o apoio do MHN, do DFI e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Sem medo do escuro

O episódio lida com os mistérios da energia escura e da matéria escura. Diante do fato de que o homem só conhece cerca de 5% do Universo, o filme mostra que os cientistas não ficam derrotados diante desses enigmas, mas os veem como oportunidades de trabalharem na geração do conhecimento. O enredo apresenta uma ciência que não se assusta com o desconhecido, com o “escuro”. Tyson conclui com a fabulosa Mensagem de Sagan, sobre a insignificante condição humana num enorme universo.