Museu da UFLA recebe a exposição itinerante “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”

exposicao-da-vinciChegou a vez de Lavras receber uma das exposições mais interessantes que tem circulado pelo País e atraído a atenção de milhares de pessoas. Desde o dia 1º de dezembro, o Museu Bi Moreira, no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebe com a exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”.

Dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), a exposição apresenta peças, textos e imagens de invenções de um dos maiores gênios da Humanidade. Apesar de cultuar a simplicidade da natureza, Leonardo Da Vinci foi um mestre das obras complexas, consideradas revolucionárias em seu tempo e eternizadas através de gerações.

Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Essa pluralidade está presente nas obras que estarão em exposição na UFLA, incluindo réplicas de alguns projetos de Leonardo da Vinci consideradas revolucionárias, como o conceito do helicóptero e da ponte giratória.

A mostra itinerante foi concebida pela Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A exposição em Lavras é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec – UFLA)/Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH-UFLA).

Invenções geniosas

O helicóptero - de Leonardo da Vinci, maquete estará em exposição na UFLA. (imagem do MAST)
O helicóptero – de Leonardo da Vinci, maquete estará em exposição na UFLA. (imagem do MAST)

Leonardo da Vinci (1452-1512) foi um precursor em diversas áreas do conhecimento humano, sendo considerado a primeira mente moderna da história. Não só revolucionou a arte, como também antecipou, com os seus abrangentes estudos em diversas áreas, as descobertas científicas de épocas subsequentes. Seu interesse em observar a natureza, o levou a adquirir conhecimentos que se converteram em realizações inventivas.

Durante sua infância nos arredores da cidade de Vinci, na Toscana, Leonardo da Vinci despertou uma imensa curiosidade sobre o mundo natural e passou a observar o comportamento das criaturas vivas da terra, da água e do ar. Leonardo examinava e estudava, principalmente, o que estava relacionado ao movimento, desde o ciclo de crescimento das plantas até o voo das aves, em que analisava a aerodinâmica e procurava criar mecanismos para que o homem também pudesse voar. Os interesses de Leonardo da Vinci sobre esses elementos favoreceram a elaboração de inúmeros esboços que serviram de base para os projetos de vários de seus inventos.

A exposição “Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas” apresenta os seus inventos, na forma de maquetes, juntamente com seus respectivos esboços e desenhos. A exposição “Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas” vem exemplificar, através de alguns dos projetos de Leonardo, como a sua visão foi revolucionária.

A exposição segue na UFLA até o dia 29 de maio de 2015.  A entrada é gratuita e a equipe do Museu está agendando visitas escolares.

EXPOSIÇÃO: “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas”

Local: Museu Bi Moreira – Campus Histórico da UFLA

Funcionamento: segunda a sexta-feira

Horário: 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas