Bairro Vale do Sol terá projeto dos Engenheiros sem Fronteiras – assembleia inicial foi realizada em novembro

reuniao-esf-valedosol
Assembleia realizada em 27/11. Foto: EsF.

A atuação dos Engenheiros sem Fronteiras (EsF)/Núcleo Lavras segue em expansão. O grupo se prepara para iniciar novo projeto, denominado ABC, desta vez no bairro Vale do Sol. Em 27/11 eles promoveram assembleia com representantes da comunidade para levantar a necessidade de ações que melhorem a qualidade de vida dos moradores, ao mesmo tempo em que promovam a cultura da sustentabilidade e a educação ambiental. A contribuição dos EsF nos bairros é feita principalmente com aplicação de conhecimentos na área de engenharia.

Nesse primeiro encontro, os participantes discutiram iniciativas como a captação da água da chuva para reuso (realização inicial na creche do bairro), educação ambiental (focada na reciclagem de materiais e trabalho com crianças da creche), recuperação de áreas apontadas pela população como “de risco” por causa de erosões e mutirão para revitalização da quadra do bairro. As atividades serão iniciadas em 2015, de acordo com a prioridade definida em conjunto com a comunidade.

Participaram da assembleia os integrantes dos EsF que são membros do Projeto ABC, representantes da Associação de Moradores dos Bairros Vale do Sol e Vila Rica II, representantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei Vale do Sol), além de alguns moradores.

Histórico reconhecido de apoio à população

Em setembro de 2014, os EsF concluíram projeto semelhante no bairro Vista Alegre. Esta e outras iniciativas garantiram ao Núcleo de Lavras dos EsF a conquista de prêmios em quatro categorias durante o I Congresso Nacional dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), realizado em Viçosa (MG) no final de agosto (Leia mais).