Reitor antecipa cronograma e compartilha informações sobre o orçamento 2015 com a equipe de gestão

scolforo-orcamentoNa quinta-feira (4/12), a Direção Executiva e a equipe de gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram de reunião, no Salão dos Conselhos, para apresentar a Matriz de Alocação de Recursos para 2015. Pela primeira vez na Instituição, foi possível antecipar para os gestores a distribuição da matriz orçamentária, os critérios para utilização de recursos e o cronograma de execução.

A apresentação foi feita pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, que estava acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag). Além da Matriz de Alocação de Recursos, o reitor compartilhou com a equipe o planejamento orçamentário, com informações acerca do orçamento da Universidade em 2014 e as projeções para 2015.

Em sua explanação, Scolforo destacou que a antecipação da Matriz de Alocação de Recursos tem como objetivo facilitar o planejamento dos diferentes departamentos, pró-reitorias, diretorias e setores, bem como otimizar o atendimento de todas as demandas. “O planejamento estratégico é o ponto de partida para a estruturação da gestão e resulta no melhor desempenho de todos os setores da Universidade”, enfatizou.

Gestão Participativa

Na UFLA, a distribuição da Matriz segue a critérios meritórios, levando-se em consideração todas as ações ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. Para os 21 departamentos da Instituição, estão previstos recursos na ordem de dois milhões de reais. Na matriz apresentada para 2015, a maioria dos departamentos teve acréscimo de recursos, quando comparado ao alocado em 2014.

O cronograma para a Matriz de Alocação de Recursos prevê, entre outras atividades, a apresentação de um Plano de Aplicação de Recursos à Proplag, a revisão e inclusão de novos itens no catálogo e o empenho em atas de registro no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), o que deverá facilitar a customização das compras ao longo do ano.

De acordo com o superintendente de gestão, professor André Vital Saúde, para facilitar a aquisição de itens, poderão ser utilizadas as atas de registro de preços ainda em vigor no Sipac.

Orçamento da UFLA

Durante a sua apresentação, Scolforo também compartilhou com os gestores o recurso destinado ao custeio e capital (OCC), tanto o efetuado em 2014, quanto a projeção para 2015. Nesse ponto, destaca-se o esforço da Direção Executiva da UFLA, que conseguiu quase que triplicar o orçamento previsto pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de projetos específicos apresentados em Brasília pelo reitor em diferentes ministérios.

Vale ressaltar que a UFLA é uma das instituições que mais tem crescido nos últimos anos, vivenciando um dos momentos de maior expansão orgânica no câmpus. Um conjunto significativo de novas edificações vai atender aos novos cursos de Engenharia, Medicina e Pedagogia, além de reformas em andamento e estruturas previstas para apoiar os cursos já consolidados e outros setores da Instituição.