DFI realiza o último Colóquio de Física de 2014 – Filmes de diamante CVD será o tema da palestra

Foto da galeria de imagem da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise

Nesta terça feira (9/12) será realizado o último Colóquio de Física do ano, com a palestra da professora Elisabeth Vasconcellos de Siqueira Brandão, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) – Engenharia de Materiais – que abordará o “crescimento, dopagem e caracterização de filmes de diamante CVD micro e nanoestruturados “.

A palestra será no anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA), às 16 horas. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Desde tempos remotos, o diamante sempre despertou interesse. Inicialmente, sua aplicação era restrita à exploração da beleza da gema natural, limitando-se a artefatos preciosos. Com a evolução dos tempos, as propriedades dos materiais foram sendo estudadas e descobriu- se ser o diamante um material ímpar por reunir diferentes propriedades físicas e químicas relevantes do ponto de vista tecnológico.

Dessa forma, o interesse dos pesquisadores na síntese de diamante só veio aumentando, pois pode ser aplicado em diversos setores industriais: mecânico, eletrônico, médico e biológico, eletroquímico, entre outros.

Filmes de diamante crescidos pelo método de deposição química a vapor (CVD – do inglês chemical vapor deposition) vêm sendo alvo de estudos há alguns anos por serem materiais que possibilitam a reunião das propriedades extraordinárias do diamante junto à sua real aplicabilidade tecnológica. A dopagem desses filmes com boro ou nitrogênio permite controlar sua condutividade elétrica e, utilizá-los no setor eletroquímico e no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e opto – eletrônicos. Usualmente, esses filmes são crescidos por CVD a partir de substratos de silício. Técnicas de dopagem utilizadas para semicondutores convencionais não são efetivas para o diamante. Boro é incorporado facilmente à sua rede cristalina durante o processo CVD, a partir da utilização de fonte gasosa num processo bastante complexo.

Nesse contexto, o colóquio visa a apresentar procedimentos experimentais de crescimento e dopagem com boro de filmes de diamante, alternativos aos usuais, utilizando a técnica CVD, substratos cerâmicos e fonte de dopante sólida, bem como a caracterização desses filmes por diferentes técnicas analíticas, permitindo assim a investigação de muitas de suas propriedades.

O evento tem a organização dos professores José Nogales (DFI) e Karen Luz Burgoa Rosso (DFI) e o apoio da estudante de pós-graduação em Física Laysa Martins.