Bolsistas do BIC Júnior concluíram no sábado (6/12) oficina sobre Office

certificados-bicjuniorDezenove bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior) tiveram a oportunidade de melhorar suas habilidades nos softwares Word, Excel e Power Point. Eles participaram, de 4/12 a 6/12, no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da “I Oficina: Office para Bic Juniores”. A iniciativa foi do Programa de Educação Tutorial Institucional de Administração Pública (Peti Pública), em parceria com o Programa Bic Júnior, e com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

As aulas foram ministradas pelos estudantes de Engenharia Ambiental Lucas Vivaldo Barbieri e André Luiz Müller Abellar, e pelo aluno de Engenharia de Alimentos Leonardo Yonemoto. De acordo com os organizadores, a intenção é oferecer a oficina outras vezes, ampliando o número de vagas. Atualmente, o programa tem 150 bolsistas de escolas estaduais ligados à UFLA.

No sábado (6/12), ao final das atividades, a estudante Brenda Martins Romaniello, da Escola Estadual Dora Matarazzo, mostrou-se satisfeita com o que aprendeu durante a oficina. “Adorei participar, porque muitos detalhes sobre formatação e sobre o Excel foram completamente novos para mim – e vão me ajudar”. Brenda faz parte do Programa BIC Júnior há um ano e, pela primeira vez, participou de uma oficina de informática.

O Programa tem o objetivo de incentivar os alunos de ensino médio de escolas públicas a obterem conhecimentos sobre os cursos oferecidos no ensino superior. O domínio da informática, nesse contexto, torna-se essencial para a construção de projetos de pesquisa que fazem parte da trajetória acadêmica, razão pela qual justitifica-se o investimento nesse tipo de capacitação. Para dar suporte ao aprendizado durante a oficina, os organizadores preparam apostilas para os participantes; houve, ainda, sorteio de brindes durante as aulas.

Na quinta-feira e na sexta-feira (4/12 e 5/12), as atividades ocorreram entre 14h e 17h; já no sábado (6/12), o horário foi das 9h às 11h, com posterior confraternização e entrega dos certificados. O local de realização foi o Laboratório de Educação Continuada (LEC), localizado no Câmpus Histórico.

Equipe organizadora:
André Luiz Müller Abellar – estudante de Engenharia Ambiental (Palestrante)
Leonardo Yonemoto – estudante de Engenharia de Alimentos (Palestrante)
Lucas Vivaldo Barbieri – estudante de Engenharia Ambiental (Palestrante)
Ana Beatriz Resende – estudante de Administração Pública (bolsista Peti Pública)
Juliana Perente Otávio – tutora do BIC Júnior.