Representantes da Fundação Hanns Neumann visitam a UFLA para fortalecer parcerias

Fundação já sinalizou apoio ao INCT – Café para pesquisas sobre clima e cafeicultura

fundacao-neumannDesde sua instalação no Brasil, em 2007, a Fundação Hanns R. Neumann, braço social do Neumann Kaffee Gruppe – líder mundial em comercialização de café,  tem realizado ações em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Universidade, inclusive, sediou o lançamento do projeto Coffee & Climate em 2011, que representa a articulação global de empresas privadas e instituições públicas voltadas para debater, pesquisar e oferecer aos cafeicultores, sobretudo de base familiar, um conjunto de ferramentas para enfrentar o cenário de mudanças climáticas na cadeia do café.

No final de novembro, representantes da Fundação Hanns R. Neumann fizeram uma visita à UFLA com o objetivo de estreitar os laços com a Universidade. Na visita, o presente do Conselho Executivo, Michael Opitz; o diretor-geral, Élio Cruz Brito e o diretor-técnico, Máximo Ochoa, foram recebidos pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e pelo diretor de Relações Internacionais (DRI/UFLA), professor Antônio Chalfun Júnior. O pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Parreiras Pereira também participou da reunião.

Cafeicultura sustentável

Na reunião, Michael Opitz reforçou que a volatilidade dos preços de café e os desafios impostos pelas mudanças climáticas têm exigido ainda mais cooperação e troca de experiências entre todos os elos da cadeia produtiva. “Trabalhamos com o café, mas nossos valores estão arraigados no desenvolvimento de pessoas”, destacou, lembrando que os projetos da Fundação Hanns R. Neumann são voltados ao aprimoramento e organização do cafeicultor, sobretudo, para as pequenas propriedades.

No Brasil, os programas da Fundação apoiam associações de cafeicultores familiares nos municípios de Perdões, Santo Antônio do Amparo, Lambari, São Francisco de Paula, Ribeirão Vermelho e Cana Verde, com abrangência em 17 municípios de Minas Gerais e cerca de 5000 cafeicultores. No mundo, são ao todo 34 projetos, em 13 países com recurso aproximado de 10 milhões de euros por ano e mais de 150 mil produtores beneficiados. A Fundação apoia as pesquisas com diferentes focos, entre eles, mudanças climáticas, qualidade do café, boas práticas agrícolas, beneficiamento e comercialização.

Tríplice Hélice

Para a Fundação Hanns R. Neumann, a UFLA é um importante parceiro para fortalecer ainda mais a rede global que inclui grandes empresas do setor privado, fundações, organizações (ONGs), universidades, institutos de pesquisa e instituições do setor público.

Oportunidade também para a UFLA, que investe em um amplo Programa de Internacionalização, incentivo à inovação e no desenvolvimento da cultura empreendedora na Universidade. Durante a reunião, o reitor e a vice-reitora da UFLA destacaram as ações da Universidade, em especial, a construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), que deverá abrigar grandes empreendimentos e fortalecer ainda mais as pesquisas para o desenvolvimento da região.

A professora Édila Von Pinho enfatizou ainda o crescimento da Universidade sustentado na qualidade, incluindo a aquisição de equipamentos, reestruturação e criação de novos laboratórios multiusuários, a expansão dos cursos de graduação, o fortalecimento da pós-graduação e os programas de incentivo à inovação.

Apoio ao INCT – Café

Na nova proposta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café), sediado na UFLA, para os próximos seis anos (2015/2021), a Fundação Hanns R. Neumann sinalizou o apoio para uma das linhas prioritárias de pesquisa: cafeicultura no contexto das mudanças climáticas.  O coordenador dessa linha na UFLA é o professor Antônio Chalfun Júnior, que desenvolve estudos sobre biologia molecular, análise genômica, florescimento, desenvolvimento e fisiologia molecular de plantas.

Sob a coordenação do professor Mário Lúcio Vilela de Resende (DFP/UFLA), as pesquisas do INCT – Café, nesta nova temporada, terão como diferencial a aproximação com o mercado, com o apoio de empresas para o cofinanciamento de diferentes linhas de pesquisa que vão atender a problemas específicos do setor e em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País.

Com apoio financeiro do CNPq, Fapemig e Capes, o INCT – Café faz parte de um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil. Além da UFLA, conta com o envolvimento de várias instituições, entre elas a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).