Estudante da UFLA conquistou 2º lugar em competição internacional de TI

rodolfo-competicao-cisco
Estudante Rodolfo Barbosa – segundo lugar no NetRiders Brasil.

A competição Cisco Networking Academy NetRiders (América Latina e Caribe), da área de Tecnologia da Informação (TI), teve em 2014 um estudante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) classificado em segundo lugar no Brasil. Rodolfo Barbosa é aluno do quinto período do curso de Sistemas de Informação. O torneio avaliou as habilidades dos participantes em redes e TI. A terceira e última etapa do campeonato ocorreu em 31/10.

Na primeira fase da competição, os participantes submeteram-se a uma avaliação on line de 60 minutos. Na etapa seguinte foram duas avaliações, também de 60 minutos, envolvendo teoria e prática. O encerramento ocorreu com uma avaliação de 60 minutos e outra de 90 minutos. O foco do exame teórico é o conhecimento da certificação CCNA, explorando-se habilidades necessárias para criação de conexões a sites remotos via WAN, mitigação das ameaças básicas de segurança e compreensão dos requisitos para o acesso às redes wireless, entre outras.

Essa foi a segunda vez que Rodolfo participou do desafio. Ele competiu em 2013, quando ainda estava no início do curso que faz pelo programa Cisco Networking Academy, por meio da Fundação Bradesco em São João Del Rei. Na época, terminou na 19ª colocação. Neste ano, seu desempenho evoluiu muito, mas ele admite que a tensão das avaliações foi igualmente intensa. “Foram 3,7 mil competidores do Brasil todo, e tínhamos que enfrentar desafios com um prazo muito pequeno de resolução”, conta. O curso de Sistemas de Informação, segundo Rodolfo, tem um papel importante no resultado. “O conhecimento na área de redes – que é adquirido em uma das disciplinas da graduação – é fundamental para termos um bom desempenho tanto no curso quanto na competição”.

O NetRiders é uma competição organizada pela Cisco Systems, junto com a Fundação Proydesa – que fornece a tradução para o Espanhol e o suporte técnico – e com a Fundação Bradesco – que garante a tradução e o suporte em Português. A proposta do evento é fornecer aos estudantes práticas de laboratório e experiência em ambientes competitivos, com a chance de testar suas habilidades, reconhecer suas dificuldades e mostrar o seu conhecimento. Podem participar todos os alunos do programa acadêmico da Cisco, empresa responsável pelos equipamentos pelos quais passam 80% do tráfego de dados da Internet atualmente. O frequentador do curso recebe o certificado para operar esses equipamentos.

Em 2011 o também estudante da UFLA Vicente De Luca, que cursava Ciência da Computação, alcançou o quarto lugar no NetRiders.

Para saber mais sobre a competição, clique aqui.