Trabalho desenvolvido na UFLA foi premiado durante congresso na Colômbia

foto-dejane-congresso
Foto enviada à Ascom pela autora do trabalho.

Uma tese de doutorado produzida no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu origem ao trabalho que conquistou o primeiro lugar entre as apresentações orais do III Congresso da Associação Latino-americana de Ecologia Química (III Congress of the Latin American Association of Chemical Ecology – Alaeq). A autora, Dejane Alves, concluiu o doutorado na UFLA em fevereiro deste ano e atualmente é pós-doutoranda no Departamento de Entomologia (DEN).

certificado-dejane
Certificado recebido por Dejane

Com o título “Purificação dos metabólitos da casca do caule do Duguetia lanceolata ativos para Spodoptera frugiperda”, o artigo é fruto da pesquisa que teve a orientação do professor do DEN Geraldo Carvalho e a coorientação do professor do Departamento de Química (DQI) Denilson Oliveira. Durante os trabalhos, substâncias da planta conhecida popularmente como pindaúva – que têm propriedades inseticidas para o inseto conhecido como lagarto do cartucho do milho – foram purificadas, e duas delas mostraram efeitos ativos para o referido inseto, o que indica seu potencial para serem empregadas, no futuro, como inseticidas. Desde a graduação, a estudante realiza pesquisas relacionadas ao tema.

Dejane conta que não esperava a premiação. O resultado foi divulgado no último dia do evento, que ocorreu de 18/11 a 21/11, na Universidade de Los Andes, em Bogotá, na Colômbia.. “Fiz a minha apresentação em espanhol, quando havia a possibilidade de fazê-la em português ou em inglês”, conta. “O resultado foi realmente uma grande surpresa, e um bom reconhecimento pelo esforço empregado nas pesquisas”.

O trabalho de Dejane recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).