Lançado edital para estudantes que queiram ser assistentes brasileiros de língua portuguesa na França

edital-francaA Embaixada da França no Brasil divulgou o edital do programa “Assistentes Brasileiros de língua portuguesa na França – Ano letivo 2015/2016”. O programa é aberto a todos os estudantes universitários brasileiros, de 20 a 30 anos de idade, matriculados em licenciatura de Letras ou de qualquer outro curso na área de Ciências Humanas.

O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizarem com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Desta forma, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Os candidatos devem estar matriculados em uma universidade brasileira no momento de sua inscrição, ter completado pelo menos dois anos de estudos superiores no momento de sua chegada à França e possuir um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Durante sua permanência na França, os assistentes, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente na escola ou no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

Inscrição

Os formulários de inscrição podem ser consultados no site do Centre International D’études Pédagogiques (Ciep), do Ministério da Educação, Ensino Superior e Pesquisa da França.

Os candidatos podem indicar a cidade de sua preferência no âmbito das academias escolares participantes do programa tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina. Mas caberá às instituições responsáveis pelo programa as decisões sobre os locais para onde serão selecionados os candidatos, em função das vagas e do perfil de cada um.

Calendário de seleção

Os dossiês deverão ser recepcionados pelos diferentes serviços de cooperação e ação cultural segundo a região de origem do candidato até quarta-feira, dia 3 de dezembro de 2014.

1ª etapa: de 4 de novembro a 12 de dezembro de 2014

Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por telefone) e serão informados sobre sua classificação regional.

2ª etapa: 20 de janeiro de 2014

Os candidatos receberão sua classificação nacional.

3ª etapa: (abril/maio de 2015)

A Embaixada comunica aos estudantes selecionados sua designação na França metropolitana ou em um de seus departamentos ultramarinos.

Encaminhamento

Estudantes de instituições em Minas Gerais deverão proceder o envio postal ou entrega do dossiê, em 2 vias, à Adida de Cooperação para o Francês: Sandrine Diese – Consulado Geral da França no Rio de Janeiro – Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – 4° andar – 20020-010 RIO DE JANEIRO / RJ.

Informações: Susana Hadj-Said – Tel.: (55-21) 3974-6654 / 3974-6655. sandrine.diesel@diplomatie.gouv.fr ou susana.hadj-said@diplomatie.gouv.fr

Número de vagas

O Ministério da Educação Nacional francês determina, todos os anos, por volta do mês de março, o número de vagas para assistentes de língua estrangeira atribuídos a cada país. A título de informação, em 2014, 18 vagas para assistentes de português foram atribuídas para o Brasil.

Nomeação e remuneração

Nomeados para atuarem em estabelecimentos escolares, os assistentes ali permanecerão por um período de sete meses, de 1° de outubro de 2015 a 30 de abril de 2016, onde efetuarão um total 12 horas semanais. Atualmente, o salário mensal líquido é de 794 euros.