Laboratório de análises clínicas funciona no câmpus há um ano e já registrou 3,5 mil atendimentos

laboratorio-santa-ceciliaHá um ano, em 4 de novembro de 2013, foi inaugurado no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) um laboratório de análises clínicas. Desde então, 3.522 atendimentos foram feitos no local, gerando um total de 18.998 exames, entre eles os bioquímicos, os hormonais, os imunológicos, os hematológicos, os microbiológicos, os parasitológicos e os de urina. O laboratório oferece à comunidade universitária 358 procedimentos a preços diferenciados.

Os serviços são usufruídos por servidores (ativos, aposentados, pensionistas e terceirizados), seus dependentes, estudantes e funcionários de outras instituições localizadas no câmpus. Pelo contrato estabelecido entre a UFLA e o Laboratório Santa Cecília, com base em processo licitatório, os valores dos exames realizados para estudantes classificados em situação de vulnerabilidade econômica, quando oficialmente autorizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), são abatidos no valor que seria pago pelo aluguel do espaço utilizado por esse laboratório. No primeiro ano de funcionamento, foram beneficiados 576 alunos nessa situação.

A estudante de Administração Pública Nayara Rezende Silva já utilizou os serviços gratuitamente por quatro vezes e fez uma avaliação positiva. “Para nós, que estamos no câmpus, é bem mais viável utilizar a unidade, que tem um atendimento rápido e, além de tudo, oferece informações e resultados pela Internet”, ressalta.

A instalação do laboratório na UFLA foi feita com o objetivo de proporcionar comodidade à comunidade universitária, pela facilidade de acesso, pela qualidade do atendimento, bem como pelo horário da coleta dos materiais para exames em análises clínicas. Trata-se de uma iniciativa que integra um conjunto de outras ações sociais voltadas para a promoção da saúde de servidores e estudantes. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, o objetivo inicial vem sendo atingido, pois, pela pesquisa de satisfação feita junto aos clientes durante esse período, os resultados foram positivos em todos os quesitos avaliados.

Para o gerente de Marketing e Negócio das fundações Fapepe/Fundecc, Nilson Caetano, que já fez exames na unidade por várias vezes, a presença do laboratório na UFLA contribui no dia-a-dia. “É meu caminho, fica mais fácil fazer os exames de rotina e o atendimento é muito bom: é mais rápido e feito por pessoas atenciosas”. A assessora de Legislação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Fernanda Martins de Araújo, é outra servidora que faz uso constante dos serviços do Laboratório e tem elogios a fazer. “O acesso aos exames se tornou muito mais fácil com a unidade no câmpus”, comenta.

A unidade do laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 17h30.