Nono episódio da série Cosmos será exibido neste sábado (15/11) durante oficina Festa das Estrelas

cosmosMais um episódio da série Cosmos, de Neil Tyson, será exibido pela equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo” durante a oficina Festa das Estrelas. Neste sábado (15/11), a atração é a obra “Os mundos perdidos do Planeta Terra”, nono filme da sequência de produções. A apresentação terá início às 19h, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

As oficinas do projeto de divulgação científica são abertas à participação do público em geral e têm entrada franca. A Festa das Estrelas ocorre sempre aos sábados e prevê, ao final de cada sessão, momentos de debate sobre as obras exibidas e observação do céu, a olho nu e com telescópios.

O projeto “A Magia da Física e do Universo é coordenado pelos professores do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso . Tem o apoio do MHN, do DFI e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com colaboração das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física. Veja como o projeto contribuiu para o resultado de estudantes de Lavras na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Episódio 9: Os mundos perdidos do Planeta Terra

A história do planeta Terra é retratada no filme, resgatando um período em que os oceanos eram roxos e os céus verdes. A obra mostra o impacto de um asteroide que iniciou a extinção do Cretáceo-Paleógeno, o que fez com que pequenos mamíferos se tornassem a espécie dominante na Terra. A influência de outros planetas na órbita e na inclinação do eixo de rotação da terra também são tratados no episódio. Todas as informações convergem para a ideia de que a estabilidade é uma ilusão e de que a única constante no Universo é a mudança.