UFLA Jr. e Sebrae promoveram o XI ERA no último fim de semana

IMG_3897Na sexta-feira e no sábado (31/10 e 1º/11) foi promovido pela UFLA Jr. e pelo Sebrae o XI Encontro Regional de Administradores (ERA). Com o tema “Gestão de Micro e Pequenas empresas: desenvolva oportunidades para o seu negócio”, o evento reuniu estudantes, profissionais e empresários, com uma programação de palestras e minicursos.

A abertura foi realizada no dia 31/10 com a palestra magna “Gestão, cenários e oportunidades”, proferida pelo consultor empresarial Cristiano Lopes. Na sequência, o diretor executivo da Minas Verde John Deere Gustavo Carvalho de Rezende falou sobre a “Gestão da Estratégia”. Esse primeiro dia de evento ocorreu nas instalações do Anfiteatro do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Já no  sábado (1º/11), a programação concentrou sete minicursos: Cenário econômico e perspectivas, Técnicas de negociação, Micropráticas de marketing para empreendedores, Como elaborar um planejamento de RH, Dinâmicas de grupo, O que há de trás dos bastidores?, O sucesso do seu sonho em suas mãos: como conceber e criar negócios de sucesso! e Marketing: 04 P’s x 04 C’s – a ESTRATÉGIA que faz a diferença!. Todos eles foram realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O ERA é promovido desde 2003, em edições anuais.

Período de inscrição para equipe de aplicação de provas do PAS irá até 10/11

imagem-pas-ascomAté o dia 10/11/2014, está aberto o período de inscrições para a equipe de aplicação do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA). A inscrição é aberta ao público interno da UFLA: professores, técnicos administrativos, servidores terceirizados (Adcon) e estudantes. Os interessados podem se inscrever neste endereço.

A lista de selecionados será divulgada no dia 17 de novembro e estes deverão confirmar sua participação até o dia 18/11. Também deverão participar, obrigatoriamente, de uma reunião de aplicação, no dia 25 ou 26, dependendo do cargo pretendido.

As provas da 1ª e 2ª etapa do PAS ocorrerão nos dias 29 e 30/11/2014 (sábado e domingo), das 8h30 às 12 horas. O pessoal que trabalhará nas provas terá um expediente maior: das 7 às 13 horas.

Saiba mais e inscreva-se em: página de inscrição para equipe de aplicação de provas do PAS

Processo de Avaliação Seriada da UFLA

Festa das Estrelas deste sábado (8/11) presta homenagem às astrônomas Cecília Payne e Annie Jump Cannon

cosmosA oficina Festa das Estrelas, organizada pela equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo”, exibirá neste sábado (8/11) o oitavo episódio da série Cosmos – Irmãs do Sol uma referência às contribuições científicas das astrônomas que com as suas descobertas permitiram um imenso  conhecimento das estrelas.

A sessão tem início às 19 horas, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Este episódio da série de Neil Tyson presta homenagem a duas astrônomas: Cecília Payne e Annie Jump Cannon. Cecília descobriu a composição química das estrelas, constituídas majoritariamente por hidrogênio e hélio e, Annie, desenvolveu o primeiro catálogo com as características espectrais das estrelas. O documentário relata um pouco da origem e evolução das estrelas, além de apresentar a mitologia de algumas estrelas conhecidas na Terra desde a antiguidade.

Após a exibição, haverá debate sobre o tema tratado pelo filme e observação do céu – a olho nu e com telescópios.

O projeto A Magia da Física e do Universo é coordenado pelos professores do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso. A iniciativa tem o apoio do CNPq, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do Museu de História Natural (MHN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

A “Festa das Estrelas” é realizada todos os sábados, às 19 horas, no Museu de Historia Natural.