Lideranças se unem para celebrar o mês da Consciência Negra – veja a programação

Foto: Mateus Lima/2013

Diferentes atores sociais estão unidos na tarefa de promover eventos para celebrar em Lavras o Mês da Consciência Negra, comemorado em novembro. A programação resultante dos esforços dos organizadores começou em 4/11 e vai até 3/12, envolvendo dez eventos, que ocorrerão no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em escolas da cidade, na Praça Dr. Augusto Silva e na Câmara Municipal.

Durante o mês de outubro, o professor do Departamento de Educação (DED) e coordenador do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), Celso Vallin, convidou instituições e pessoas comprometidas com a causa a participaram de reuniões destinadas a definir uma agenda conjunta para o mês de novembro. O resultado está consolidado na programação composta por ciclo de debate, apresentações culturais, cine-debate, roda de conversa, fórum e eleição de membros para o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR). Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

O encerramento dos trabalhos, em 3/12, tem o objetivo de avaliar a programação de 2014 e articular as parcerias para 2015.

São organizadores e apoiadores do Mês da Consciência Negra em Lavras, nesta edição, o DED/UFLA, o curso de licenciatura em Educação Física (DEF/UFLA), o Diretório Central dos Estudantes (DCE)/Gestão Na Pegada, o Levante Popular da Juventude, o grupo Uni-Ginga (capoeira), o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR), o Grupo de Capoeira da UFLA ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFLA), o curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE/UFLA), o Grupo de Estudos em Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim/UFLA), o Mestrado Profissional em Educação (MPE/UFLA), Maracatu Baque do Morro, o Projeto Marolo (Engenheiros sem Fronteiras), o blog O Corvo Veloz, o grupo de jovens Pensamento Legal e o Núcleo de Estudos Constitucionais (Neconst/UFLA).

Veja a programação completa.

O Dia Nacional da Consciência Negra

Com comemoração em 20 de novembro, a data coincide com o dia da morte do Zumbi dos Palmares (1955-1995). As ações promovidas para sua celebração buscam não só lembrar a resistência do negro à escravidão, e sua luta pelo fim do preconceito, mas também valorizar riqueza da cultura negra. “Os eventos reafirmam a beleza e a legitimidade dos traços culturais de origem africana, que muitas vezes estão presentes em nós todos”, diz o professor Celso.