Colóquio de Física será nesta terça-feira (4/11) e abordará nanocompósitos magnéticos

Nesta terça-feira (4/11), o Colóquio de Física apresenta o tema “Fenômeno de Exchange Bias em bicamadas de NiFe/FeMn”, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), às 16 horas. A palestra será ministrada pela professora Ângela Barrera de Brito.

Na área de preparação e caracterização de novos materiais, grande parte do esforço atual está dirigido ao desenvolvimento e às aplicações de materiais e dispositivos baseados em nanocompósitos magnéticos formados por filmes finos, ultrafinos, multicamadas e sólidos granulares. Dentre esses materiais destacam-se multicamadas formadas por materiais ferromagnético e antiferromagnético, que apresentam o efeito de polarização de troca conhecida como Anisotropia de Exchange ou ainda Exchange Bias. Em geral, o efeito se caracteriza por uma anisotropia magnética unidirecional.

Em particular, o estudo de sistemas com anisotropia unidirecional em filmes finos teve maior interesse devido a suas potenciais aplicações industriais, sendo utilizados em dispositivos magnetos-eletrônicos como memórias. No entanto, apesar destes sistemas serem utilizados comercialmente, a compreensão do fenômeno de Exchange Bias continua apresentando desafios científicos. Tanto os efeitos microestruturais como magnéticos destes sistemas demonstram uma riqueza e complexidade que os tornam interessantes como objetos de investigações científicas. Especificamente neste palestra,  será apresentado o estudo das propriedades estruturais e magnéticas do fenômeno de Exchange Bias observado no sistema NiFe/FeMn.

A organização do Colóquio de Física é dos professores do Departamento de Física (DFI) José Nogales e Karen Luz, com o apoio da estudante de pós-graduação em Física, Laysa Gonçalves Martins. Toda a comunidade acadêmica pode participar das palestras.