Hoje (27/10) é o último dia de inscrições para o Processo de Avaliação Seriada (PAS)

imagem-pas-ascom

O período de inscrições do Processo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS) encerra-se hoje, 27 de outubro. A inscrição deve ser feita no site www.ufla.br/pas e tem valor diferenciado de acordo com a etapa: para a 1ª e 2ª etapas, é de R$100,00 (cem reais); para a 3ª etapa, a taxa será de R$50,00 (cinquenta reais). O último dia para o pagamento da taxa de inscrição é 28/10/2014.

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas ao final de cada ano do Ensino Médio. Aos participantes do PAS, são reservadas 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais da UFLA ofertadas no primeiro semestre letivo.

Neste Processo, serão selecionados estudantes para 28 cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFLA. Sete deles são para o período noturno; entre as opções, está o curso de Medicina, previsto para iniciar no primeiro período letivo de 2015.

A partir de 31 de outubro, o candidato deverá verificar se sua inscrição foi efetivada; para isso, deverá acessar o Cadastro do Candidato, em www.ufla.br/pas. O Comprovante de Inscrição será disponibilizado exclusivamente neste site, a partir do dia 21/11/2014. A Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips) não envia o comprovante ao candidato.

Sobre as etapas

As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na 1ª fase, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio, e na 2ª etapa, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª fase do Processo, é considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro.

Os candidatos que já realizaram a 1ª e 2ª etapas do triênio 2013-2015 deverão fazer a inscrição para a terceira etapa, como previsto no edital. Nesta etapa, que utiliza as notas do Enem, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Para este grupo (triênio 2013-2015), além dos 27 cursos já ofertados pela UFLA, o candidato poderá optar pelo curso de Medicina, que tem início previsto para o primeiro período letivo de 2015.

Em cumprimento à Lei nº 12.711, de 29/8/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012 e pela Portaria Normativa nº 18, de 11/10/2012, do Ministro de Estado da Educação, publicados no Diário Oficial da União de 15/10/2012, a UFLA reservará 37,5% do total das vagas ofertadas para o PAS Terceira Etapa (Grupo XIV – Triênio 2013-2015), por curso, para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (divididos em quatro grupos distintos – como descrito no edital).

Não esqueça

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição nos dois anos subsequentes, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos da UFLA. A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do Grupo no qual estiver inscrito. O candidato da 3ª Etapa, além de renovar sua inscrição nesta fase, deverá fazer sua inscrição no Enem.

Ao se inscrever para a 1ª Etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Ao se inscrever, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Todas as informações sobre o PAS estão disponíveis em: www.ufla.br/pas.