I Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes será realizado nesta semana

workshop-sementes
Foto: Nesem.

O I Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes ocorrerá na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos dias 29/10 e 30/10, tendo como tema os “Avanços e desafios no processamento pós-colheita de sementes”. Os interessados devem procurar os membros do Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem), na Cantina Central, para inscreverem-se. O investimento é de R$ 40,00 e as vagas são limitadas a 150 participantes.

A realização das atividades se dará no Anfiteatro de Sementes da UFLA, com programação das 7h30 às 18h no dia 29/10. Já no dia 30/10, o horário será das 8h às 18h. Nas duas datas, haverá a presença de palestrantes da UFLA e de outras empresas/instituições, abordando temas de interesse atual, como o panorama de sementes no cenário econômico brasileiro e as principais técnicas pós-colheita que têm sido empregadas no país.

A organização é do Nesem, com o apoio do Departamento de Agricultura (DAG), do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGF) e do Setor de Sementes da UFLA. Para informações adicionais, é possível entrar em contato com o Núcleo pelo e-mail coordenadoria.nesem@gmail.com ou acessar este endereço no Facebook.

workshop-sementes2

29/10 (quarta-feira)

– 7h30: Cadastramento e entrega de materiais.
– 8h: Abertura
– 8h30: Processamento pós-colheita de sementes de grandes culturas – Prof. Dr. João Almir Oliveira (UFLA).
– 10h: coffee break
– 10h30: Avanços e desafios no processamento pós-colheita de sementes de hortaliças – Dr. Warley Marcos Nascimento (Embrapa).
– 14h: Processamento pós-colheita de sementes de forrageiras – Paulo Roberto Salvador (Dow AgroSciences).
– 15h30: coffee break
– 16h: Painel de empresas – Stark Escola de Inglês.
– 16h30: Processamento pós-colheita de sementes florestais – Profª. Dra. Renata Silva – Mann (UFS).

30/10 (quinta-feira)

– 8h: Condicionamento fisiológico de sementes e suas aplicações práticas – Dr. Dai Tokuhisa (Assistente Técnico de Tecnologia – Sakata).
– 09h30: Painel de empresas – TBIT.
– 10h: Coffee break
-10h30: Tecnologia em sementes – soluções tecnológicas inovadoras no setor de sementes”– Alison Takazaki (Salesand Marketing Manager – Incotec).
– 14h: Overview na área de tratamento de sementes – Nilceli Fernandes Buzzerio (Quality Assurance and Seed Lab – Syngenta Seed Care)
– 15h30: Coffee break
– 16h – Prática na técnica de condicionamento fisiológico – Prof. Dr. Renato Mendes Guimarães (UFLA).

Com informações de Mayra Luiza – bolsista Ascom/DAG.