Oportunidades para pesquisa em cooperação com o Reino Unido – propostas até 20 de novembro

newton-FundO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) firmaram três acordos para promover a cooperação com o Reino Unido, por meio do Fundo Newton, iniciativa de fomento a pesquisa e inovação em países emergentes.

O Fundo Newton destinará ao Brasil 27 milhões de Libras (cerca de R$ 94 milhões) até 2017, a serem investidos em programas que contemplem capacitação, mobilidade acadêmica e pesquisa bilateral. As instituições locais se comprometem a investir recursos equivalentes como contrapartida.

Até 20 de novembro, pesquisadores de todo o Brasil podem apresentar propostas de colaboração com pesquisadores britânicos nos programas Newton Researcher Links e Newton Institutional Links.

Chamadas abertas:

Researcher Links – CNPq e Confap (em conjunto)

Pesquisadores de todos os Estados do Brasil podem apresentar propostas de workshops em parceria com instituições britânicas em cinco temas: Segurança alimentar, Terapias avançadas para o tratamento de doenças crônicas e terapias genéticas, Doenças negligenciadas, Rádio farmacêuticos e Nanotecnologia aplicada a questões de saúde pública. Cada workshop deverá ser coordenado por dois pesquisadores, um no Brasil e um no Reino Unido, e ter duração entre 3 e 5 dias. Os workshops deverão ser realizados entre 1º de abril de 2015 e 31 de março de 2016.

Institutional Links – Capes

São duas chamadas coordenadas pelo British Council em parceria com a Capes e com a SAE – Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal. O Institutional Links aceitará propostas para um  conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio, que podem ser realizadas em até dois anos.  As áreas contempladas com a CAPES serão: Descoberta de Novas Drogas (prioridade será dada a doenças negligenciadas ou condições médicas que aflijam populações de baixa renda), Agricultura, Água e Meio-Ambiente. Já na parceria com a SAE, o foco será em Mudanças Climáticas, incluindo a construção de um polo de conhecimento de adaptação às mudanças climáticas no Brasil.

Informações estão no site:  http://www.britishcouncil.org.br/newton-fund