I Fórum de Graduação debate estratégias e autoavaliação para cursos da UFLA

forum-graduacaoAs notas obtidas pelos cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) conferem à Universidade o status de excelência, confirmado pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/Inep/MEC), que avalia a UFLA com nota máxima (5). Objetivando a expansão dos cursos de graduação com essa mesma qualidade e o fortalecimento dos cursos já consolidados, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), foi realizado o I Fórum de Graduação.

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a proposta desta primeira edição foi estimular o debate entre docentes, técnicos administrativos e estudantes para a construção coletiva de um plano estratégico para qualificar ainda mais os cursos de graduação ofertados pela Universidade. Os temas centrais do Fórum deram ênfase à atualização do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, a elaboração de um processo de autoavaliação dos cursos de graduação e a avaliação do Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA) com foco nas modalidades ligadas à PRG.

A reitora em exercício, professora Édila Vilela Von Pinho, reforçou o desafio permanente da Instituição para aliar a expansão com qualidade. Ela destacou que a participação de toda a comunidade deverá resultar em um Projeto Pedagógico Institucional coerente com as demandas do século XXI, sem deixar de lado a atenção na formação profissional, ética e cidadã. Aproveitando o Dia do Professor, 15 de outubro, Édila Vilela destacou a importância da valorização da carreira docente e dos cursos de licenciatura da Universidade.

A pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho e o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder, avaliaram de forma positiva o evento. Eles destacaram a importância de estimular o debate de temas relevantes para o aprimoramento dos cursos, para inovar com novas estruturas curriculares, tecnologias de ensino, abordagem pedagógica e processos de autoavaliação.

Projeto Pedagógico Institucional

Professor Ronei  Martins apresenta as fases de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional
Professor Ronei Martins apresenta as fases de elaboração do Projeto Pedagógico Institucional

Na abertura do I Fórum de Graduação, o professor Ronei Ximenes Martins, coordenador do Centro de Educação a Distância e professor do Departamento de Educação (DED), apresentou as etapas que vem sendo desenvolvidas pela Universidade para a atualização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Segundo ele, esse documento servirá de referência e orientação para os projetos pedagógicos dos cursos, a organização dos currículos, a forma como a instituição produz conhecimento por meio da pesquisa e como se relaciona com a comunidade por meio da extensão.

Um texto preliminar do PPI vem sendo estruturado desde 2013, com a contribuição de uma comissão especial que deverá dar continuidade aos trabalhos para sistematizar as contribuições em uma nova versão. A estratégia seguinte será a consulta externa para contribuição de especialistas, a divulgação para toda a comunidade em sessões públicas e o encaminhamento para aprovação dos conselhos superiores da Universidade.

Autoavaliação dos cursos de graduação

Professor José Antônio destaca a importância da CPA
Professor José Antônio destaca a importância da autoavaliação

O diretor de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico da PRG, professor José Antônio Araújo Andrade, apresentou o sistema de avaliação educacional do Ministério da Educação (MEC) – o Sinaes, que inclui a avaliação das instituições, dos cursos e o desempenho dos estudantes (Enade), e também a autoavaliação conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ele reforçou a importância da autoavaliação, que se fortalece com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Durante o evento, também foram apresentados os resultados dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis pela elaboração de um sistema próprio de autoavaliação, que auxiliará a PRG no estabelecimento de políticas de orientação para os cursos de graduação.

Os GTs realizam reuniões periódicas desde agosto deste ano, quando foram formados, e deverão dar continuidade à sistematização para apresentar uma proposta de instrumento de autoavaliação até abril de 2015, quando deverá ser realizado um workshop para apresentação e início de sua aplicação. Em outubro de 2015, o processo deverá ser reavaliado no II Fórum de Graduação.

Avaliação dos programas de bolsas

Bolsistas do programa de Ensino e Aprendizagem Técnica avaliam o programa
53 bolsistas do programa de Ensino e Aprendizagem Técnica avaliam o programa

No dia 16, o tema em debate foi a autoavaliação dos programas de bolsas sob a gestão da PRG. Atualmente, a UFLA oferece 1400 bolsas institucionais, divididas em diferentes programas. As submodalidades de Educação Tutorial (Peti), Aprendizagem Técnica (Proat), Licenciaturas do Turno Noturno (PibLic), Mentoria para Calouros (Promec) e Apoio à Produção de Material Didático e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Promad) são gerenciadas pela PRG.

O Fórum de Graduação abriu espaço para que bolsistas, coordenadores e gestores avaliassem o Programa, com a apresentação de desafios e oportunidades. Os Grupos de Trabalho incluíram a apresentação de experiências, que foram compartilhadas entre todos os coordenadores das diferentes modalidades.