Astronauta americano do ônibus espacial Columbia fará aula inaugural dos cursos de Engenharia nesta quarta-feira (22/10)

INTERNACIONALIZACAO2A aula inaugural dos cursos de engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) será ministrada pelo astronauta norte-americano Albert Sacco Jr., que participou da viagem no ônibus espacial Columbia durante a missão STS-73, de 1995. Como especialista de carga, ele ficou a bordo por 16 dias. Atual reitor da Edward E. Whitacre Jr. – Faculdade de Engenharia da Universidade Texas Tech, em Lubbock Texas – ele chegará a Lavras no dia 21/10. A aula será ministrada em 22/10, às 9h, no Salão de Convenções da UFLA.

Além dos cursos de engenharia que a UFLA já ofertava: Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental e Sanitária, a aula magna do astronauta americano vai celebrar o início de quatro novos cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Mecânica.

Além dos 350 estudantes ligados aos cursos de engenharia da UFLA, a conferência receberá também membros de toda a comunidade acadêmica interessados em participar. Não é necessário fazer inscrição, bastando o comparecimento ao local. A exposição do tema “Treinamento e voo na nave espacial Columbia – vida e ciência no espaço: o que foi aprendido no voo STS-73” deve durar pouco mais de uma hora e será toda feita em inglês, sem tradução.

Sacco Jr. já realizou mais de 300 apresentações para professores e estudantes do mundo todo, como forma de motivar os jovens a considerar carreiras voltadas para a ciência e as engenharias. De acordo com o chefe do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA, Carlos Eduardo Silva Volpato, a presença do americano na instituição terá função importante na formação dos estudantes das engenharias. “É um incentivo para o início da carreira desses jovens. Com a palestra, eles poderão estabelecer uma relação entre engenharia e ciência”.

Além da aula inaugural, Albert Sacco Jr. passará por uma programação, no dia 21/10, de visita às instalações e a laboratórios da Universidade e de reuniões com membros da direção executiva da UFLA. Há expectativa de que a visita possa resultar em futuros acordos de cooperação com a instituição de ensino americana da qual Sacco faz parte. A vinda dele à UFLA começou a ser articulada em julho deste ano, quando o professor Volpato esteve no Canadá, no Encontro Internacional Anual da Sociedade Norte-Americana de Engenharia Agrícola e Biológica.

Sobre Albert Sacco Jr.astronauta-aula-inaugural

Nascido em Boston (EUA), Albert Sacco Jr. formou-se em engenharia química pela Universidade Northeastern em 1973. O doutorado em engenharia química foi concluído em 1977, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.  Atualmente, Sacco Jr. é reitor da Edward E. Whitacre Jr., Faculdade de Engenharia da Universidade Texas Tech, em Lubbock Texas.

Ele já foi diretor do Centro Avançado de Processamento de Materiais de Microgravidade da Northeastern University.  No voo de 16 dias do ônibus espacial Columbia (STS-73), em 1995, foi especialista de carga, tendo atividades focadas em ciência dos materiais, biotecnologia, ciência de combustão e mecânica dos fluidos contidos no módulo pressurizado Spacelab.

Sacco tem mais de 190 publicações (incluindo capítulos de livros) nas áreas de iniciação, carbono, filamento e crescimento; metal de transição, catalisador ácido e sua desativação; e síntese de zeólita. Ele é membro do Instituto Americano de Engenheiros Químicos e, em 2004, foi eleito para a Academia Internacional de Astronáutica.