Programas de Pós-Graduação da UFLA compartilham experiências internacionais

Professora Fátima Moreira apresenta o programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, conceito 7 na Capes

Durante a cerimônia de lançamento do Programa de Internacionalização, realizada na quinta-feira 2/10, representantes de quatro programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresentaram as experiências que têm consolidado os Programas com conceitos 6 e 7 na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), que correspondem a cursos de qualidade internacional.

Os relatos tiveram início com o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, único da UFLA com conceito 7 na Capes, nível mais qualificado e que representa forte inserção internacional. O Programa oferta o Mestrado desde 1976 e o Doutorado desde 1994, reunindo 15 professores permanentes, sendo 13 Bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq, além de cinco colaboradores.

A coordenadora do programa, professora Fátima Moreira, destacou a consolidação das parcerias nacionais e internacionais que resultaram na evolução das publicações científicas, tanto na quantidade quanto na inserção em periódicos de alto fator de impacto. Apenas em 2013, foram 97 artigos publicados, sendo 77 % em revistas A1, A2 e B1. Porém, na avaliação da coordenadora, o destaque do programa está nas relações com uma diversificada rede de colaboradores e com os 414 egressos do Programa, cuja qualidade da formação é o principal objetivo.

Além disso, são incentivadas as realizações de doutorado sanduíche e outras formas de intercâmbio internacional – nos últimos três anos, 27 doutorandos participaram de experiências no exterior. Essa prática também resultou no crescimento das parcerias e na qualidade das pesquisas, com reflexo na conquista de importantes reconhecimentos, como o Prêmio Capes de Tese.

Evolução crescente na Capes

Professor Matheus Puggina apresentou as experiências que justificaram a evolução do conceito na Capes

As premiações também fazem parte do histórico do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica. O professor Matheus Puggina de Freitas (subcoordenador do Programa) apresentou as experiências que justificaram a evolução do conceito na Capes. No triênio 2004/2006, o conceito do Programa era 4, com uma média de 20 artigos publicados, passou para conceito 5 no triênio seguinte e, na avaliação 2010/2012, conquistou o conceito 6, fechando 2013 com 102 artigos publicados.  Nessa trajetória, já são duas pesquisas contempladas no Prêmio Capes de Tese, além do Prêmio Vale/Capes de Ciência e Sustentabilidade.

O Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, com o Mestrado desde 1998, e o Doutorado, desde 2006, é responsável pela segunda maior produção científica do Brasil em Modelagem Molecular, uma das linhas de pesquisa. Esse é um dos resultados dos investimentos para fortalecer a internacionalização do Programa, com crescente incentivo para utilização de bibliografia em inglês, participação de professores estrangeiros em disciplinas e cursos, além de membros estrangeiros em bancas de avaliação (videoconferência).

Para Matheus Freitas, os desafios de internacionalização do programa coincidem com os desafios da Instituição e do País. Entre eles, está o aumento da produção científica com alto fator de impacto, o incentivo para colaborações e estágios sanduíche no exterior, assim como a atração de pesquisadores de renome nacional e internacional.

Foco no ambiente bilíngue

Professora Vânia Techio: é preciso fortalecer o ambiente bilíngue

A professora Vânia Helena Techio, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, enfatizou os esforços para fortalecer ainda mais o ambiente bilíngue no âmbito do Programa. Entre as ações, o incentivo e a atração de professores renomados para ministrar disciplinas e cursos estratégicos para as linhas de pesquisa em desenvolvimento. Ressaltou ainda a transformação do tradicional Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas para abrangência Internacional, trazendo para a UFLA palestrantes de instituições globalmente reconhecidas.

O programa também aproveita as tecnologias para fortalecer o ambiente bilíngue. Uma estratégica que tem rendido bons resultados é a promoção de sessões de Estudos pela Internet (via webinar), sempre com professores de universidades destacadas, como The Ohio State University e Oregon State University.Outra prática interessante é que os estudantes que retornam de intercâmbios internacionais compartilham suas experiências com o grupo. Atualmente, 17 estudantes realizam o doutorado sanduíche em universidades americanas e europeias, enquanto o Programa também recebe seis estudantes estrangeiros.

De olho no conceito 7

Professora Carla Luiza Ávila destacou a importância da internacionalização

A professora Carla Luiza da Silva Ávila, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola, destacou a importância da internacionalização no plano de gestão que fez com que o Programa saltasse do conceito 3 no triênio 2001/2003, para o conceito 6 no triênio 2010/2012. A meta agora é avançar para o conceito 7 e esse objetivo não está tão distante de ser contemplado, já que a produção científica está muito próxima da média e maior que alguns dos programas com esse conceito.

Nesta trajetória, a média de artigos com alto fator de impacto cresceu significadamente, aliado à maior participação de estudantes em doutorado sanduíche, à realização de missões técnicas e convênios com universidades de diferentes partes do mundo. Desde 2008, 25 estudantes já vivenciaram a experiência internacional.

Consulte os sites dos programas:

Ciência do Solo – http://www.prpg.ufla.br/solos/

Agroquímica – http://www.prpg.ufla.br/agroquimica-