Professores visitantes da UFLA são homenageados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Solenidade de comemoração dos 60 anos do Departamento de Micologia da UFPE e da Coleção de Culturas URM e homenagem aos Professores visitantes internacionais da UFLA. Foto: UFPE - Passarinho.
Solenidade de comemoração dos 60 anos do Departamento de Micologia da UFPE e da Coleção de Culturas URM e homenagem aos Professores visitantes internacionais da UFLA. Foto: UFPE – Passarinho.

No dia 7 de outubro, o professor Nelson Lima, professor visitante internacional no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi homenageado pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE) como reconhecimento pela sua dedicada colaboração ao desenvolvimento da Micologia e da preservação ex situ dos recursos genéticos fúngicos no Estado de Pernambuco.

O professor Lima é o diretor da Micoteca da Universidade do Minho (MUM, Portugal) e presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas (ECCO). Este ano o professor português está de licença sabática e escolheu a UFLA para desenvolver suas pesquisas e prática docência, sendo financiado pelo Programa de Professor Visitante Sênior do Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante o evento, que reuniu várias autoridades públicas nacionais em Recife, o professor Cledir Santos, também professor visitante internacional do PPGMA, pesquisador nível A do CNPq na UFLA e diretor da Qualidade da Micoteca da UMinho, também foi homenageado pela sua dedicação ao estudo da Micologia no Estado de Pernambuco, para o qual recebeu um “Certificado de Gratidão”.

O professor Cledir Santos, natural do Estado de Pernambuco e radicado em Portugal, tem atuado na formação graduada e pós-graduada na UFLA, estando envolvido em uma iniciativa relacionada com a organização e docência de cursos avançados para a pós-graduação. Uma das iniciativas de relevância internacional é o Curso Luso-Brasileiro “Segurança e higiene alimentar: Análises microbiológicas e de micotoxinas”, iniciado no dia 27 de setembro no PPGMA, com programação mensal que se prolongará até o mês de abril de 2015.

Na capital pernambucana, durante o evento, o professor Nelson Lima proferiu a conferência intitulada “Oportunidades e Ameaças para as Coleções de Culturas Certificadas”.

Contribuições Portugal X Brasil

A Micoteca da UMinho, através da sua Direção, tem contribuído ativamente para o desenvolvimento da Micologia em Pernambuco, onde se destaca, mais recentemente, o apoio à reforma das novas instalações da Micoteca URM, inauguradas no dia 7 de outubro, através de consultoria do projeto Finep, e ao processo de certificação na ISO 9001:2008, permitindo à URM-UFPE ser a 1ª coleção certificada neste normativo no Brasil e em toda a América Latina.

Na UFLA, trabalhos semelhantes têm sido desenvolvidos pela colaboração dos professores da universidade portuguesa, juntamente com a coordenação do PPGMA e diretoria da Coleção de Culturas de Microbiologia Agrícola (CCMA) da UFLA. Neste sentido, várias iniciativas estão já em ação, estando neste momento a CCMA em processo de requalificação do seu processo de gestão.