Fórum de Graduação irá propor instrumento para avaliar cursos – inscreva-se

Bolsistas devem participar de programação no dia 16

forum-graduacaoIniciativa inédita na Instituição, o Fórum de Graduação da UFLA será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A proposta desta primeira edição é que estudantes, técnicos administrativos e docentes trabalhem em conjunto na construção de um instrumento de autoavaliação dos cursos, assim como dos programas de bolsas institucionais geridos pela PRG. A participação é aberta aos graduandos e servidores, e os interessados devem fazer a inscrição neste endereço. Haverá certificado de participação e abono de faltas.

O evento será aberto no dia 15, às 14 horas, no Salão de Convenções. Membros da Direção Executiva da UFLA explicarão as dinâmicas do fórum e farão as considerações iniciais; em seguida, o professor Ronei Ximenes Martins apresentará o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Logo depois, estão previstas três mesas-redondas, sobre os assuntos: o sistema de avaliação educacional do Ministério da Educação (MEC); experiência de avaliação de cursos de graduação; e apresentação da proposta de autoavaliação dos cursos de graduação da UFLA. A partir das 19 horas, haverá apresentações dos relatores do grupo de trabalho (GT) responsável por propor um instrumento de autoavaliação para os cursos de graduação da UFLA.

Avaliação dos programas de bolsas

No dia 16, estão previstos dois momentos para a autoavaliação dos programas de bolsas sob a gestão da PRG. No primeiro deles, todos os bolsistas e orientadores deverão participar. As reuniões, que ocorrerão às 14 horas, serão subdivididas de acordo com os seguintes programas: Pibid e PibLic; Programa de Monitoria; Promec; PET e Peti; Promad; e Proat. Os locais das reuniões estão descritos no final desta notícia. Para esta reunião, os interessados poderão submeter resumos de trabalhos para comunicação oral, até 10 de outubro, conforme instruções constantes neste documento. Os resumos devem ser submetidos para o e-mail: forumgraduacao@prg.ufla.br.

Às 18h30, será realizada no Salão de Convenções uma síntese dos produtos dos GT’s. Em seguida, serão discutidos os encaminhamentos para o próximo fórum e haverá considerações a respeito da proposta de autoavaliação de cursos e dos programas de bolsas institucionais.

O professor José Antônio Araújo Andrade (DEX) explica que já existem instrumentos de autoavaliação, mas, com este fórum, a construção atingirá outras dimensões, com a participação de todos os setores da UFLA: “A Universidade, mesmo tendo obtido sucesso comprovado em avaliações externas, está preocupada em definir um sistema próprio de autoavaliação, que auxiliará a PRG a estabelecer ou reorientar as políticas para os cursos de graduação, para os próximos anos”.

Locais de reuniões dos GT’s – bolsistas

Os estudantes bolsistas do Pibid e Piblic se reunirão no Salão de Convenções; e os do programa de Monitoria, no Anfiteatro da Biblioteca (monitores do DEX, DQI, DCC, DEG e DCA) ou do Anfiteatro DCH (monitores do DAE, DAG, DBI, DCS, DCF, DCH, DED, DIR, DEF, DEN, DFP, DMV e DZO). Já a socialização e avaliação do Promec ocorrerá no Anfiteatro do DEX. O encontro com os bolsistas do PET e Peti será no Anfiteatro do DAG; os bolsistas do Promad se reunirão no Anfiteatro do DCC e os do Proat, no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (DBI).

Informações: forumgraduacao@prg.ufla.br e www.dadp.ufla.br.