Menção Honrosa: pelo nono ano seguido, UFLA tem pesquisa representada no “Prêmio Capes de Tese”

Fonte: http://www.capes.gov.br/

A edição de 2014 do “Prêmio Capes de Tese” confere menção honrosa a uma pesquisa produzida na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O resultado das avaliações foi publicado na última semana. A autora do trabalho é Carla Priscila Coelho, que teve a orientação do professor do Departamento de Biologia (DBI) Antonio Chalfun Júnior e a coorientação do professor da Universidade de Guelph (Canadá), Joseph Colasanti.

O trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, foi condecorado pela Capes na área de “Ciências Agrárias I”. Com o título Molecular regulatory machanism of floral transition by FT/TFL1 orthologs and the autonomously expressed SclD1 monocot-specific transcription factor in sugarcane, a tese foi defendida em 2013 e resultou na caracterização de genes do florescimento de cana-de-açúcar.

De acordo como o professor Chalfun, o mérito do trabalho está no seu ineditismo. “A pesquisa trabalha com a cana-de-açúcar no nível fisiológico molecular”, explica. Chalfun diz que os artigos “A proposed model for the flowering signaling pathway of sugarcane under photoperiodic control” e “Putative sugarcane FT/TFL1 genes delay flowering time and alter reprodutive architecture in Arabidopsis” foram os primeiros trabalhos publicados dentro dessa abordagem. As publicações ocorreram, respectivamente, na “Genetic and Molecular Reserach” e na “Frontiers in Plant Science”.

Este é o nono ano consecutivo em que a UFLA está representada no Prêmio Capes de Tese por meio dos trabalhos desenvolvidos por seus estudantes. Desde a criação do Prêmio, em 2005, as pesquisas desenvolvidas na Universidade têm obtido reconhecimento. O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, realça a importância dessas conquistas. “Os prêmios e as menções honrosas são importantes formas de reconhecimento, já que os trabalhos que concorrem são todos de alta qualidade.” Ele também diz que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação divide mais essa alegria com o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, pelo destaque recebido na edição de 2014.

Para Carla, a menção honrosa representa um reconhecimento do seu trabalho. “Essa distinção fortalece a paixão que tenho pela pesquisa cientifica, além de ser uma indicação de que estou no caminho certo para a construção da minha carreira profissional.”

O Prêmio Capes de Tese é outorgado à melhor tese de doutorado em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. O evento de entrega dos prêmios será realizado no dia 10 de dezembro, em Brasília, na sede da Capes. Durante o evento, os outorgados com o Prêmio e a Menção Honrosa serão destacados.

Sobre a autora da tese

Carla Priscila, autora da tese que recebeu Menção Honrosa no "Prêmio Capes de Tese 2014".
Carla Priscila, autora da tese que recebeu Menção Honrosa no “Prêmio Capes de Tese 2014”.

Carla foi estudante do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Em 2008, iniciou o mestrado em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob orientação do professor Chalfun. Após a submissão de um projeto ao programa do governo canadense chamado Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP), foi contemplada com uma bolsa e passou seis meses do período de mestrado em treinamento no Canadá, na Universidade de Guelph. No ano de 2010 iniciou o doutorado na UFLA, também contando com a orientação do professor Chalfun,  e deu continuidade ao projeto de caracterização do mecanismo de indução floral em cana-de-açúcar. Nesse período, retornou a Guelph com uma bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES. A defesa de sua tese deu-se em 2013.

Histórico de trabalhos que receberam a distinção

2006 (Autor: Giuliano Marchi – Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães – Programa de Pós-Graduação em Agronomia (DAG)).

2007 (Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Orientador: professor Robson Amâncio – Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE).

2008 (Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio) – Orientador: professor Magno Antonio Patto Ramalho – Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI) e Autora: Kelen Cristina dos Reis – Orientadora: professora Joelma Pereira – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (DCA)).

2009 (Autor: Ederson da Conceição Jesus – Orientadora: professora Fátima Maria de Souza Moreira – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS))

2010 (Autor: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros – Orientador: professor Ricardo Magela de Souza e coorientadores, professores José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia).

2011 (Autor: Iara do Rosário Guimarães – Orientador: professor Luiz Carlos Alves de Oliveira – Pós-Graduação em Agroquímica (DQI/UFLA).

2012 (Autor: Sílvio Junio Ramos – Orientação: Valdemar Faquin e coorientação dos professores Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS/UFLA) e Li Li (Cornell University, EUA) – Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo (DCS/UFLA) e Autora: Maria Cristina Silva (Menção Honrosa) – Orientação: professora Angelita Duarte Corrêa (DQI/UFLA) – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (vencedora do Prêmio Capes-Vale de Sustentabilidade)).

2013 (Autor: Eliane Cristina de Resende – Orientador: professor Mário César Guerreiro – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica e Autor: Guilherme Oberlender (Menção Honrosa) – Orientador: professor Luis David Solis Murgas e coorientadores: professores Márcio Gilberto Zangeronimo e Mônica Rodrigues Ferreira Machado, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA)).