II Simpósio Sul Mineiro de Fruticultura tem início nesta segunda-feira (6) com minicurso de fotografia

simposio-nefrutO Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut) realizará entre os dias 6 e 10 de outubro o II Simpósio Sul Mineiro de Fruticultura, cujo tema é “Planejamento, Processamento, Comercialização e Crédito Rural na Produção de Frutas”. O evento será realizado no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No primeiro dia da programação, haverá o minicurso “Noções Básicas de Fotografia”.

O Dia de Campo acontecerá no dia 7 de outubro, no DAG e Pomar da UFLA, e as inscrições podem ser feitas na Cantina Central ou no dia do evento, com valor de R$ 10,00.

Nesta segunda edição, o objetivo do simpósio é fornecer informações sobre os diferentes elos da cadeia produtiva de frutas, incentivando o desenvolvimento da fruticultura no sul de Minas Gerais.

Dentro da programação do simpósio haverá os minicursos “Noções básicas de fotografia”, “Produção de Suco de Uva” e “Produção de Mudas e Implantação de Pomar”, além do V Dia de Campo de Fruticultura com o tema “Cultivo do Pessegueiro”.

As inscrições para o simpósio custam R$ 25,00 e devem ser feitas na Cantina Central, com direito a escolher um dos minicursos gratuitamente. Os demais têm o valor de R$ 10,00. O evento conta com o apoio do Centro Acadêmico de Agronomia e Diretório Central dos Estudantes (DCE na Pegada), da Editora UFLA e da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA (APG/UFLA).

O público-alvo são os estudantes e profissionais da área de ciências agrárias, produtores rurais, administradores, gerentes e professores.

Mais informações podem ser obtidas pelo celular (31)9352-9750 (coordenadoria), e-mail nefrutufla@hotmail.com ou na página oficial do Nefrut no Facebook (clique aqui).

Confira a programação:
14h – Minicurso: Noções básicas de fotografia
Responsável: Pedro Maranha Peche
Local: DAG

13h – Dia de Campo – Cultura do Pessegueiro
Local: DAG e Pomar

18h às 18h30 – Abertura das palestras
18h30 às 19h30 – Palestra: Como ingressar na Fruticultura.
Palestrante: Theodoro Daamen, Engenheiro Agrônomo.
19h30 às 20h30 – Palestra: Propagação da Bananeira
Palestrante: Márcio Assis (Multiplanta)
20h30 às 20h50 – Fruit Break

13h às 17h –  Minicurso: Produção de Suco de Uva
Responsável: Professor Luiz Carlos de Oliveira Lima (UFLA)
Local: Departamento de Ciência dos Alimentos
18h às 18h15 – Pré-lançamento do livro “Cultivo de fruteiras em clima temperado, em regiões subtropicais e tropicais”.
Responsável: Professor Rafael Pio
18h às 19h – Palestra: Pós Colheita e Processamento Mínimo de Frutas
Palestrante: Professor Eduardo V.B. Vilas Boas (UFLA)
19h às 20h – Palestra: Crédito Rural
Palestrante: Márcia Cristina Calixto
20h às 20h20 – Fruit Break

8h às 12h – Minicurso: Produção de Mudas e Implantação de Pomar
Responsável: Paula Nogueira Curi
Local: Pomar da UFLA

Leonardo Assad, jornalista – bolsista Ascom; com informações de Mayra Luiza – bolsista Ascom/DAG.