Workshop realizado na UFLA apresenta projeto que monitora cobertura florestal no planeta

Pesquisador René Beuchle falou sobre a metodologia usada pelo JRC

Nos dia 22 e 23 de setembro, foi realizado o “1º Workshop em Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto e Análises da Paisagem”, com apresentação do pesquisador René Beuchle, do Joint Research Centre (JRC) – Centro de Pesquisas da União Europeia, responsável pelo projeto da FAO-UNESCO que fornece as estatísticas sobre os recursos florestais globais.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, no Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), no Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O workshop, organizado pelo professor Luis Marcelo Tavares de Carvalho, inicia uma série de debates sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por instituições de excelência em geotecnologias aplicadas aos estudos florestais. Além disso, outro objetivo fundamental é divulgar os trabalhos de pós-graduação que estão em andamento no Lemaf, sobre processamento de informações geográficas e análise estrutural da paisagem.

Workshop inicia uma série de debates sobre geotecnologias aplicadas aos estudos florestais

Em sua apresentação, René Beuchle descreveu a metodologia que vem sendo utilizada pelo JRC para realizar o sensoriamento remoto em nove mil pontos amostrais espalhados por todo o globo. Seu trabalho consiste em estimar, mapear e monitorar as alterações ocorridas no período entre 1990 e 2010 nas florestas do planeta usando dados de sensoriamento remoto. O pesquisador apresentou as oportunidades e desafios do projeto “Global Forest Resource Monitoring Action (Globe-Trees)”.

Ainda no workshop, o professor Luis Carvalho apresentou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no Lemaf nos últimos anos sobre processamento de informações geográficas e análise estrutural da paisagem, com ênfase no projeto “Suporte à Automação do Cadastro Ambiental Rural – CAR”.

Estudantes de pós-graduação do DCF que utilizam geotecnologias em suas pesquisas também fizeram apresentações de seus trabalhos.

Estudantes de pós-graduação e professores apresentam trabalhos sobre sensoriamento remoto