Pós-doutoranda ligada ao Cedia/DEG/UFLA fez visita técnica a universidade escocesa em setembro

doutoranda-escociaUma pesquisa conjunta realizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pela Robert Gordon University, da Escócia, levou a pós-doutoranda da UFLA Ellem Waleska Nascimento da Fonseca Contado a uma visita técnica à instituição escocesa em setembro. Ela foi recebida pelo professor Radhakrishna Prabhu e pelos estudantes orientados por ele (ver foto). Em 2013, ela havia feito visita semelhante, ocasião em que visitou também outras duas instituições daquele país.

A viagem atendeu a necessidades do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento da técnica de Velocimetria por imagem de Partículas para criação de mapas de fluxo, deslocamento, deformação e ruptura de materiais” (PNPD 2011), coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG) Roberto Braga Alves Júnior.

Trata-se de pesquisa com foco específico no estudo da termocapilaridade com medidas óticas de velocidade de partículas. O grupo Centro de Desenvolvimento de Instrumentação Aplicada à Agropecuária (Cedia/DEG/UFLA), do qual Ellem é membro, tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).