Interpet UFLA faz campanha pela doação de sangue e pela doação de medula óssea

logo-doacao-interpetO grupo de Integração dos Programas de Educação Tutorial da Universidade Federal de Lavras (Interpet UFLA) está organizando mobilização para que a comunidade acadêmica participe de campanha pela doação de sangue e de medula óssea.

Nesta terça-feira (30/9), às 12h, um representante do Posto Avançado de Coleta Externa da Fundação Hemominas (Pace) estará na Cantina Central para falar sobre os temas e solucionar as dúvidas dos interessados.

O objetivo do Interpet é cadastrar voluntários e levá-los até o Pace, com o apoio da UFLA, para que se candidatem à doação. As doações poderão ser realizadas no dia 2/10 ou no dia 9/10. Nas duas datas, a saída da UFLA – da portaria principal – ocorrerá às 7h30.

Para outras informações, acesse a página do Interpet UFLA no Facebook.

Para doar sangue, é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos. Para quem tem idade de 16 e 17 anos, ou mais de 60 anos, é  importante conhecer as normas especiais. Consulte-as neste link.
– Ter e estar com boa saúde;
– Pesar acima de 50 kg;
– Ter dormido bem na noite anterior à doação;
– Não estar em jejum. Pela manhã, o candidato à doação deve se alimentar, evitando apenas alimentos gordurosos. Após o almoço, é necessário aguardar três horas para doar.
– Mulheres, mesmo quando menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem fazer a doação.
– Apresentar documento oficial e original de identidade que tenha foto, filiação e assinatura, como carteira de identidade, carteiras de conselhos de classe reconhecidos oficialmente, carteira de trabalho, certificado de reservista e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para outras informações sobre a doação de sangue, clique aqui.

Para ser um doador de medula, é necessário:

– Ter entre 18 e 54 anos e apresentar boa saúde;
– Portar documentos (RG e CPF) e fornecer dados pessoais para o cadastro (endereço completo, telefones etc.)
– colher uma pequena amostra de sangue para realização do exame HLA, que vai traçar as características genéticas do candidato e verificar a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para o transplante de medula óssea.

Para outras informações sobre adoação de medula óssea, clique aqui.