Graduandos em Medicina Veterinária representaram a UFLA em congressos na Austrália

universidade-sydneyTrês estudantes do curso de Medicina Veterinária, membros do Centro de Estudos em Biotecnologia da Reprodução Animal (CEBRA/UFLA), apresentaram três trabalhos científicos em dois congressos internacionais realizados na Austrália. José Paulo Roman Barroso, Lucas Oliveira e Silva e Thomaz Teixeira de Almeida foram orientados pelo professor João Bosco Barreto Filho, do Setor de Fisiopatologia da Reprodução Animal (DMV). Um dos trabalhos foi apresentado no XXVIII World Buiatrics Congress (Congresso Mundial de Buiatria), entre os dias 27 e 31 de julho, na cidade de Cairns, Queensland. A pesquisa (Evaluation of structural luteolysis between days 12 and 18 after AI increases FTAI efficiency leading to na early estrus resynchronization in Bos taurus indicus cows) trata de um novo método de diagnóstico precoce de gestação em bovinos, aumentando a eficiência reprodutiva em protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Esse estudo foi desenvolvido pelo estudante José Paulo. medicina-veterinaria-australiaOs demais trabalhos foram apresentados no XXII International Symposium on Spermatology (Simpósio Internacional de Espermatologia), entre os dias 10 e 14 de agosto, na cidade de Newcastle, New South Wales. Os estudos Morphological distinct sperm cells subpopulations are present in Bos taurus indicus bulls ejaculates e Morphology of Bos taurus taurus spermatozoa assessed by Harmonic Fourier Descriptors foram desenvolvidos no Laboratório de Fisiopatologia da Reprodução Animal da UFLA, com o intuito de avaliar as subpopulações espermáticas e as características morfológicas do sêmen bovino. O primeiro trabalho foi apresentado por Thomaz e o outro, por Lucas. medicina-veterinaria-australia1Além da participação nos congressos, os estudantes conheceram três grandes universidades australianas: James Cook University, University of Sydney e Newcastle University. Eles conheceram as instalações e trocaram conhecimentos com os professores da área, apresentando mais sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Setor de Fisiopatologia da Reprodução Animal da UFLA. Os estudantes contaram com o apoio da Ouro Fino Agronegócio (Cravinhos, SP) e da Fazenda Barra Linda (Carrancas, MG).