Ônibus espacial Challenger é o filme do “Cinema com Ciência” desta sexta (26/9)

cena-filme-onibus-espacial-challenger
Cena do filme. Divulgação/History.

Nesta sexta-feira (26/9), o filme “Ônibus espacial Challenger” será exibido durante a oficina Cinema com Ciência, evento integrante do projeto “A Magia da Física e do Universo”. Atualmente, o oficina exibe um ciclo de documentários sobre “biografias de cientistas”. O evento começa às 16h, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com entrada franca e aberta a todo o público, a atividade envolve também análise do filme, comentários e debate. Os professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso coordenam o projeto, que tem o apoio do MHN, do DEX e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Sinopse: Ônibus espacial Challenger

No filme, o cientista Richard Feynman investiga o desastre do ônibus espacial Challenger, ocorrido em 1986. Setenta e três segundos após o lançamento, o ônibus explodiu. O acontecimento tornou-se um dos mais impactantes da história espacial americana.

Richard Feynman, considerado um dos cientistas mais talentosos de sua geração, foi vencedor do Prêmio Nobel por suas descobertas na física quântica. Para investigar os segredos do desastre do ônibus espacial, Feynman ficou conhecido pela sua forte lógica científica.