Internacionalização: Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA oferece cursos avançados

Professor Nelson Lima durante curso avançado de Biotecnologia Microbiana

De 22 a 26 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (PGMA/UFLA) realiza o curso avançado “Biotecnologia Microbiana”, em parceria com a Universidade do Minho (Micoteca da UMinho, Braga, Portugal). O curso é ministrado pelo professor Nelson Lima, catedrático da Uminho e atualmente professor visitante da Capes na UFLA (PPGMA). Cerca de 50 estudantes participam do curso.

Além do curso avançado de Biotecnologia Microbiana, o PPGMA e a equipe da Coleção de Culturas de Microbiologia Agrícola (CCMA), em conjunto com pesquisadores da Micoteca da UMinho e outras instituições nacionais e estrangeiras, organizam uma série de cursos avançados para os próximos meses.

No sábado (27/9), terá início o curso luso-brasileiro “Segurança e higiene alimentar: Análises microbiológicas e de micotoxinas”, que será oferecido em parceria com a Micoteca da UMinho, em módulos mensais durante os meses de setembro de 2014 e abril de 2015. As inscrições ainda podem ser feitas na Secretaria do PPMA, pelo telefone (35) 3829-1613 ou e-mail: microdbi@posgrad.ufla.brConfira a programação

Em fevereiro de 2015, já está cadastrado no PPMA a realização do Curso de Verão “Segurança e higiene alimentar: Análises microbiológicas e de micotoxinas”, em parceria com instituições nacionais, com a Micoteca da UMinho e com a Università Cattolica del Sacro Cuore da Itália.

Internacionalização

professora Rosane Schwan com os professores visitantes Cledir Santos e Nelson Lima

O PGMA tem em sua trajetória várias parcerias internacionais, intercâmbios de estudantes e pesquisadores e o incentivo para treinamentos e capacitação, tendo como foco central a construção e divulgação do conhecimento e o fortalecimento da internacionalização do Programa.

De acordo com a professora Rosane Schwan, coordenadora do PPGMA-UFLA e diretora da Coleção de Culturas de Microbiologia Agrícola, a presença do prof. Nelson Lima na UFLA tem por objetivo treinar estudantes de pós-graduação, bem como fortalecer os laços históricos entre as duas instituições. Schwan enfatiza ainda que a atuação do colega português em Lavras é de grande relevância para toda a comunidade acadêmica da UFLA e contribui com o aprimoramento das ações na área da microbiologia agrícola.

“Somos privilegiados por termos conosco na UFLA um importante nome da biotecnologia micológica da Europa. Aliada à sua reconhecida competência científica, o professor visitante de Portugal é um elemento-chave a nível global para os recursos microbianos”, completa a professora Rosane Schwan.

O professor Nelson Lima é diretor da coleção Micoteca da UMinho, uma das principais coleções de fungos filamentosos da Europa, e está em Lavras por um período de 12 meses. O professor também é presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas (OECC) e foi delegado nacional português na Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE) durante a elaboração dos Guias de Boas Práticas para os Centros de Recursos Biológicos da OCDE, que está atualmente em vigor.

Durante o mês de julho, o PPGMA contou também com a visita do professor Cledir Santos, que tem atuado como pesquisador na área da proteômica e quimiotaxonomia microbiana e também como gerente da qualidade para a ISO 9001:2008 da Micoteca da Uminho há mais de 10 anos. A partir de agora, o professor passará um período de três anos na UFLA, como pesquisador nível A do CNPq e professor visitante do PPMA, inserido no Programa de Atração de Jovens Talentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A proposta de trabalho do pesquisador está centrada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, ensino e extensão na área das técnicas analíticas para o estudo proteômico e quimiotaxonômico de microrganismos de interesse agro-biotecnológico.

“A internacionalização é uma realidade histórica no nosso programa de pós-graduação e coleção de culturas”, ressalta a professora Schwan, destacando que nos últimos anos o PPGMA tem aumentado o número de estudantes e pesquisadores provenientes de diferentes regiões do globo, notadamente da América Latina, Europa e África.

Olhar sobre a UFLA

A vinda do professor Nelson Lima para a UFLA decorre das relações estabelecidas ao longo dos anos em projetos colaborativos de pesquisa, em especial com a professora Rosane Schwan. Ele explica que o período no Brasil deverá fortalecer as relações e contribuir para o estabelecimento de novas linhas de pesquisa que são de interesse comum entre as duas instituições. “A coleção brasileira tem muitos materiais singulares, o que vai permitir estudos comparativos, a valorização de recursos microbiológicos e aplicações biotecnológicas”, reforçou.

Para o professor Lima, a UFLA tem o grande desafio da internacionalização e ele poderá contribuir para a construção de novas relações com outros grupos de pesquisa internacionais, facilitando a construção de novas redes. Para ele, o intercâmbio trará benefícios para todos.

O professor Cledir Santos também acredita no potencial da UFLA. “A decisão de vir para a UFLA foi em decorrência da qualidade da Universidade. E digo isso porque tive a oportunidade de conhecer mais de 30 universidades no mundo inteiro… Vejo a UFLA com grande potencial de crescimento, sobretudo pelo projeto institucional que a UFLA desenha para o futuro, o que inclui o programa de internacionalização. Esse projeto é semelhante aos bons projetos da Europa, Ásia e América do Norte”, considerou.

Informações detalhadas sobre estas e outras iniciativas em andamento no PPGMA e na CCMA podem ser obtidas através do telefone (35) 3829-1613 ou e-mail: neferufla@gmail.com

Com informações de Wagner Schiavoni – Bolsista ASCOM – DBI